O AMBIENTE ALFABETIZADOR DA ESCOLA
FAVORECE A APRENDIZAGEM DA LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA?
Legenda : Sempre,
às vezes ,várias vezes ,nunca
A
escola disponibiliza para as crianças materiais que auxiliam na construção do
Sistema de Escrita Alfabética (jogos, alfabetos, fichas de palavras/figuras,
brinquedos cantados, rótulos, livros, gibis ,etc.).
A escola viabiliza para as crianças materiais
que auxiliam na construção do Sistema de Numeração Decimal (palitos, ligas,
tapetinho, fichas numéricas, material dourado, ábaco, régua , trena, fita
métrica, etc.).
A escola tem uma lista com os nomes dos
profissionais e suas funções disponível para o uso e consulta de professores,
crianças e comunidade.
Na prática escolar são utilizados os cartazes
informativos e de campanhas diversas da comunidade.
A escola incentiva a leitura deleite, por
fruição, com tempo disponibilizado a todas crianças, professores, gestores e
servidores da escola.
A forma de organização das salas de aula
propicia a mediação entre crianças e professor (criança- criança e adulto-
crianças).
A
escola possui materiais que organizam o tempo/espaços (calendários, relógio,
agenda, quadro de horários de atividades).
As
salas de aula estão identificadas com o número, ano/série, professor e nome das
crianças.
A
escola disponibiliza e incentiva o uso dos recursos encaminhados pelo MEC na pratica
pedagógica do professor
A
escola encoraja a leitura e a escrita nas diferentes situações comunicativas,
com uso de
gêneros
adequados.