PNAIC CORTÊS

PNAIC CORTÊS

quarta-feira, 1 de março de 2017

O AMBIENTE ALFABETIZADOR



O AMBIENTE ALFABETIZADOR DA ESCOLA FAVORECE A APRENDIZAGEM DA LEITURA, ESCRITA E MATEMÁTICA?
Legenda : Sempre, às vezes ,várias vezes ,nunca
  A escola disponibiliza para as crianças materiais que auxiliam na construção do Sistema de Escrita Alfabética (jogos, alfabetos, fichas de palavras/figuras, brinquedos cantados, rótulos, livros, gibis ,etc.).
  A escola viabiliza para as crianças materiais que auxiliam na construção do Sistema de Numeração Decimal (palitos, ligas, tapetinho, fichas numéricas, material dourado, ábaco, régua , trena, fita métrica, etc.).
 A escola tem uma lista com os nomes dos profissionais e suas funções disponível para o uso e consulta de professores, crianças e comunidade.
 Na prática escolar são utilizados os cartazes informativos e de campanhas diversas da comunidade.
 A escola incentiva a leitura deleite, por fruição, com tempo disponibilizado a todas crianças, professores, gestores e servidores da escola.
 A forma de organização das salas de aula propicia a mediação entre crianças e professor (criança- criança e adulto- crianças).
A escola possui materiais que organizam o tempo/espaços (calendários, relógio, agenda, quadro de horários de atividades).
As salas de aula estão identificadas com o número, ano/série, professor e nome das crianças.
A escola disponibiliza e incentiva o uso dos recursos encaminhados pelo MEC na pratica pedagógica do professor
A escola encoraja a leitura e a escrita nas diferentes situações comunicativas, com uso de
gêneros adequados.