PNAIC CORTÊS

PNAIC CORTÊS

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

ERA UMA VEZ UMA SALA DE AULA

Leia o texto abaixo, escrito por um garoto de onze anos:

ERA UMA VEZ UMA SALA DE AULA

Era uma vez uma sala de aula. Lá tem todo tipo de gente: tem a Júlia, baixinha e calma (que só fica nervosa quando a chamam de baixinha), tem a Laura, um pouco maluca, divertida e engraçada, e tem a Giovana, bem mais alta que eu…
Tem muita gente. Tem Jhonatan, tem Augusto, William e tem até o Gustavo, um garoto negro, baixinho e esperto (que, é claro, sou eu).
Nessa sala tem todo tipo de coisa, só não tem uma coisa: preconceito. Todo mundo é diferente, e é isso que é bom.
A diferença de altura da Júlia para a Giovana, por exemplo, nem importa. As duas são amigas. O fato de o William ser negro e o Augusto ser branco também não muda nada. Os dois têm até uma coisa em comum: amam jogar “Minecraft”.
As diferenças só deixam as pessoas mais interessantes, não tem motivo para preconceito!
Sem falar que, por dentro, somos todos iguais, só muda o caráter. As pessoas não devem julgar pelas aparências. Todos temos defeitos, mas também temos qualidades.
GUSTAVO GOMES11, colunista da “Folhinha”

QUESTÕES PARA PENSAR E RESPONDER:

  1. Você conheceu através das palavras, a sala de aula do Gustavo. Ela se parece com a sua sala de aula? De que forma?
  2. Como o Gustavo se identifica no texto?
  3. Na sala de Gustavo, não tem preconceito. Para exemplificar essa afirmação, ele utiliza dois exemplos. Quais são eles?
  4. Escreva o nome de 5 amigos(as) e suas diferenças (características).
  5. Você concorda com a frase “As pessoas não devem julgar pelas aparências”? Explique o porquê.

PLANO DE ENSINO JARDIM 1 – 3 A 4 ANOS

PLANO DE ENSINO JARDIM 1 – 3 A 4 ANOS 

OBJETIVOS:
  • Aprender a expressar seus desejos, sentimentos, vontades e desagravos e a agir com progressiva autonomia.
  • Interessar-se progressivamente pelo cuidado com o próprio corpo, executando ações simples relacionadas à saúde e à higiene.
  • Relacionar-se progressivamente com as crianças, com seus professores e com outros adultos.
  • Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança.
  • Enfrentar situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e os adultos e exigindo reciprocidade.
  • Ouvir e contar fatos, ocorridos, falar de sentimentos.
  • Recontar histórias conhecidas por meio de deferentes portadores de textos e vivências de diversas situações, nas quais se faz necessária, compreendendo a sua função social.
  • Tentar ler e escrever segundo suas hipóteses.
  • Reconhecer, compreender e utilizar os diferentes símbolos convencionalmente como forma de representação em textos lidos e ouvidos.
  • Utilizar-se da linguagem matematicamente.
  • Construir o significado dos números naturais em situações de contagem, medida e códigos numéricos, nos diferentes contextos: social, matemáticos e outros.
  • Perceber, a partir de acontecimentos , a noção de tempo, tendo como referência a sua rotina diária.
  • Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza presentes em outras paisagens.
  • Comparar seres vivos, estabelecendo diferenças e semelhanças, quanto à alimentação, à respiração, ao crescimento e à reprodução.
 CONTEÚDOS:
  • EXPLORAÇÃO DO MUNDO E DE CONHECIMENTO DE SI.
  • EXPLORAÇÃO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE.
  • EXPLORAÇÃO LINGUAGEM ORAL E ESCRITA.
  • EXPLORAÇÃO MATEMÁTICA.
  • EXPLORAÇÃO DA EXPRESSIVIDADE: MUSICAL, TEATRAL, CORPORAL ,VISUAL
EXPLORAÇÃO DO MUNDO E DE CONHECIMENTO DE SI
Expectativas de AprendizagensSugestões a serem desenvolvidas
Conhecer a si mesmoSaber sobre si: demonstrar corporal e verbalmente suas emoções, interesses e preferências.Identificar elementos que lhe provocam medo e buscar ajuda para superá-lo.Saber relacionar-se:  Comunicar-se com diferentes parceiros em diferentes agrupamentos: duplas, grupos usando gestos, expressões e movimentos.Apropriar-se de regras de convívio social.Realizar atividades, brincar com criança com diferentes condições de desenvolvimento.
Buscar segurança: tomar cuidado necessário à proteção do corpo conforme  manipula tintas, argilas, colas etc.
Tomar os cuidados  à proteção do corpo ao brincar, pular, saltar etc.
Aprender a relacionar-seRespeitar as características físicas e culturais de seus colegas ao interagir com eles.Não ter preconceito de gênero, ou racial, ou outra forma de discriminação, e explicar aos colegas por que isto é importante.Resolver dúvidas e conflitos a partir de diálogo  com outras crianças e adultos.
Buscar SegurançaTomar precauções para evitar de situações de potencial perigo.Tomar os cuidados necessários à proteção do corpo conforme manipula, tintas, argilas,colas etc.
Participar de brincadeiras e jogos Participar de cirandas e brincadeiras de roda, cantando e fazendo os gestos esperados, sem ter o professor como modelo.Ampliar seu repertório de jogos tradicionais: brincar de pique, de seguir  o mestre etc.Montar quebra cabeça com ajuda.Reproduzir situações da vida cotidiana no faz de conta .Reproduzir no faz de conta as ações de um personagem de uma história lida.
Brincar de cantar, de dançar, de desenhar, de escrever, de jogar futebol, etc.
Brincar com marionetes.
Recontar o enredo de um faz de conta que realizou com os colegas.
Construir brinquedos com sucatas a partir de modelos.
Construir casas ou castelos de areia com sucatas.
Observar: animais e plantas, em livros, revistas e filmes, observando sons produzidos, presença de bicos e outras características físicas externas, cuidados básicos de alimentação, moradia e outros.
EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL
Expectativas de AprendizagensSugestões  a serem desenvolvidas
Explorar a linguagem oral: Conversar (relatar, expor, argumentar,descrever)Usar a dinâmica própria da conversação sabendo ocupar seu turno de fala num diálogo, escutando os demais falantes numa conversa coletiva.Relatar uma sucessão ordenada de fatos que compõem episódios cotidianos.Imaginar e expor soluções para uma questão e comunicá-las.Argumentar a respeito de um assunto sobre o qual o grupo conversa.
Justificar opiniões pessoais sobre uma assunto num diálogo e numa situação coletiva de comunicação (roda de conversa).
Comunicar-se no cotidianoEscutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa.Expressar oralmente seus  desejos, sentimentos, idéias e pensamentos a um público com o qual se conversa.Emitir opiniões pessoais sobre um assunto.Seguir instruções e responder a solicitações, compreendendo seus contextos de significação.
Relatar fatos que compõem episódios cotidianos, ainda que com apoio de recursos e/ou do professor.
Explicar fatos e fenômenos sociais e/ou naturais.
Produzir oralmente recados e instruções contextualizadas na gestão do cotidiano e nos fazeres infantis.
Narrar e apreciarUtilizar elementos da linguagem que se escreve no reconto de narrativas.Narrar histórias utilizando recursos expressivos próprios.Recontar histórias de repetição, a partir das narrações do professor.Relatar brincadeiras.
Relatar fatos do cotidiano e expressar-se oralmente com o apoio do professor.
Escrita: no cotidianoIdentificar a escrita de seu próprio nome.Reconhecer e nomear as letras iniciais do seu nome.Reconhecer a semelhança gráfica entre a inicial de seu nome e as demais iniciais dos colegas que também possuem a mesma letra.Saber usar objetos de escrita presentes na cultura escolar (giz de cera, lápis, borracha, massinha, posicionar o papel, etc).
Arriscar-se a escrever o nome nas situações em que assinar se faz necessário (na produção de desenhos)
Linguagem Escrita e produção de textoConhecer todas as letras do alfabeto (letra bastão sem enfeites e desenhos).Saber ordenar as letras do alfabeto.Escrever observando a orientação e o alinhamento que caracterizam a escrita da Língua Portuguesa.Escrever utilizando o alfabeto móvel, para que as crianças sejam levadas a pensar sobre as especificidades do sistema do e escrita alfabética.
Escrever o seu nome
Identificar e diferenciar a escrita de nomes de outros membros da turma a partir de uma lista.
Utilizar textos do cotidiano tais como bilhete, comunicados, convites e listas (dos aniversariantes).
Localizar palavras num texto que se sabe de memória tais como brincadeiras cantadas, adivinhas, quadrinhas, tirinhas, parlendas e demais textos do repertório da tradição oral.
Utilizar conhecimento sobre o sistema de escrita para localizar um nome específico numa lista de palavras do mesmo campo semântico (subtítulo em um índice de livro etc).
Leitura:Desenvolver Comportamento leitorLeitura em voz alta (professor): Ler narrativas e contos para as crianças tornando observáveis as linguagens próprias a este tipo de texto explicitando os comportamentos leitores.Fazer uso de comportamento básicos de um leitor, tais como ler a partir da capa, virar páginas sucessivamente etc.Diferenciar a narrativa oral e a leitura de histórias.Escutar a leitura de histórias.
Relacionar texto e imagem e antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinha e revista de heróis.
Diferenciar tipos de livros e nomeá-los.
Conhecer os diferentes usos e funções desses livros.
Apreciar e ler por prazer, oferecer momentos de leitura, manuseio de livros de maneira livre.
Ler ainda que não convencionalmenteProfessor criar oportunidades de leitura de diferentes gêneros textuais: parlendas, quadrinhas, cantigas, receitas,etc.Ajustar o falado ao escrito a partir dos textos já memorizados.Localizar palavras num texto que sabe de memória tais como as brincadeiras cantadas, adivinhas, quadrinhas, parlendas e demais textos do repertório da tradição oral.Procurar informações, em imagens, de livros e enciclopédias sobre assuntos relacionados a plantas, corpo humano, animais, entre outros.
EXPLORAÇÃO MATEMÁTICA
Expectativas de AprendizagensSugestões a serem desenvolvidas
Explorar númeroRecitar parlendas que envolvam números.Recitar a sequência numérica até o maior número  possível e, paulatinamente, ampliá-laExplorar quantidade em brincadeiras e práticas cotidianas (calendário, distribuição de materiais, contar objetos e pessoas).Explorar notações numéricas em diferentes contextos: registro de jogos, controle de materiais da sala, quantidade de pessoas que vão merendar ou que vão a um passeio etc.
Explorar a sequência numérica, considerando que é possível estender a sucessão de números tanto quanto se queira.
Consultar alguns referenciais numéricos: fita métrica, quadro, numérico, livros com muitas páginas para ler e escrever números que ainda não aprenderam a escrever de memória.
Saber que o número que vem depois na série numérica para determinar qual é o maior.
Utilizar os números que já conhece para escrever outros números, apoiando-se na numeração falada e na escrita.
Explorar espaço e formaDesenhar e interpretar imagens de objetos a partir de diferentes pontos de vista.Descrever, interpretar a posição de objetos e pessoas.Identificar e explicitar algumas características de certas figuras e corpos geométricos.
Explorar medidasIdentificar notas e moedas do sistema monetário vigente.Usar notas e moedas nos contextos de brincadeiras: pagar dar troco.Utilizar a unidade de tempo- dia, mês e ano para marcar os acontecimentos.

EXPLORAÇÃO DA  NATUREZA E SOCIEDADE
Expectativas de AprendizagensSugestões a serem desenvolvidas
Explorar o ambiente físico e socialObservar fenômenos e elementos da natureza presentes no dia a dia e reconhecer algumas características – calor produzido pelo sol, chuva, claro escuro, quente frio relacionando-as à necessidade de abrigo e alguns cuidados básicos: agasalhar-se, não ficar exposto ao sol, fechar ou abrir janela; acender ou apagar a luz.Reconhecer partes do corpo- mão, boca, , nariz etc.Conhecer alguns aspectos da vida do entorno da escola e casa- parque, lojas, mercado, feira livre, padaria etc.Identificar alguns papéis sociais existentes em seu grupo de convívio – escola e casa
Cuidar do ambienteGuardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.Jogar lixo em recipientes próprios, separando, com a ajuda da professora, papéis e outros.
Explorar e ConhecerObservar animais, plantas e diferentes tipos de solos do ambiente, próximo do entorno, em imagens de vídeo, livro e ou revista e ou visita a praças e parques, como zoológico, comparando suas características – nos animais: características externas, hábitos, alimentação, habitat, nas plantas: tamanho, presença e forma de folha, caule, flor, solo: sua umidade, composição etc.Pesquisar hábitos e necessidades básicas dos animais e plantas do seu entorno e apontar os cuidados básicos de alimentação e abrigo.Analisar e comparar hábitos e costumes de animais de outras regiões com os da sua.Perceber as transformações que estão ocorrendo em seu corpo perda dos dentes, crescimento.
Reconhecer os elementos que compõem a paisagem onde vive.
Indagar e  reconhecer relações de mudanças e permanências nos costumes familiares, nos costumes de outras culturas e civilizações e em civilizações e/ou pessoas próximas de outras épocas.
Identificar em fotos, relatos e outros registros, algumas características do ambiente e/ou das pessoas do lugar, apontando semelhanças e diferenças com o tempo presente.

EXPLORAÇÃO DA EXPRESSIVIDADE:  MUSICAL, CORPORAL, TEATRAL E VISUAL
Expectativa de AprendizagemSugestões a serem desenvolvida
Linguagem MusicalReconhecer diferentes características físicas e sonoras de objetos e instrumentos musicais.Reconhecer o som e saber o nome de alguns instrumentos musicais.Acompanhar a narrativa de histórias usando objetos e instrumentos musicais para sonorizá-las.Possuir um repertório de músicas e canções, brincadeiras de roda, jogos, parlendas e trava-línguas.
Pesquisar e construir alguns instrumentos musicais de percussão, de sopro, de corda etc, com materiais alternativos.
Associar-se por música de diferentes gêneros, estilos, época e culturas.
Linguagem CorporalExplorar pelo movimento o próprio corpo.Dançar coordenando movimentos com os dos companheiros.Dançar criando, imitando e coordenado movimentos com uso de materiais, diversos (lenços, bola, fitas etc).
Linguagem TeatralParticipar de brincadeiras tradicionais cantadas que envolvam a representações de papéis.Dramatizar histórias conhecidas.Encenar histórias com bonecos e brinquedos, individualmente ou em grupo.Confeccionar e utilizar fantoches, bonecos e figuras de sobras.
Confeccionar e utilizar máscaras na composição de um personagem.
Apresentar-se em produções teatrais para outras crianças, pais e professores.
Interessar-se por apresentações de teatro profissional com objetos, fantoches, sobras ou atores.
Interessar-se por apresentações de teatro feitas por outras crianças com objetos, fantoches, sombras ou atores.
Linguagem VisualIdentificar e nomear as diferentes manifestações do campo visual: fotografia, cinema, pintura, desenho.Reconhecer algumas obras de artistas  que lhe foram apresentados, podendo expressar verbalmente ou gestualmente suas impressões a partir da obra.Demonstrar prazer e interesse por marcar diversos suportes com suas garatujas básicas.Reconhecer sua marca gráfica entre outras produções de outras crianças
(no mural da sala ou na roda de observação das produções do grupo).
 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DAS  CRIANÇAS
Quanto a Avaliação das Aprendizagens a  temos cuidado de seguir as orientações das Leis e as Normativas da Educação Infantil brasileira, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil  e a Lei de Diretrizes e Bases  da Educação Nacional.
Esses documentos sugerem o acompanhamento e registro do desenvolvimento infantil, sem o objetivo de promoção.
Sendo assim a equipe pedagógica  tem realizado uma avaliação processual e formativa.
Processual: avalia o percurso das crianças, verificando como elas estão evoluindo, sem buscar classificá-la. Mas observa  como se relacionam com os adultos e com outras crianças, como passam o dia, do que gostam e não gostam de brincar, do que gostam de comer e como gostam de dormir, como desenvolvem as atividades na sala de aula.
O professor observa e faz o registro escrito no seu diário de classe, avalia também as produções das crianças através dos portfólios e ficha individual.
É formativa porque permite o professor rever todos os passos do planejamento do processo ensino e aprendizagem, pois a avaliação não se da somente no final do trabalho, é tarefa permanente do professor, instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica e educacional comprometida com o desenvolvimento da criança.

PLANO DE ENSINO JARDIM 2 – 4 A 5 ANOS

PLANO DE ENSINO JARDIM 2 – 4 A 5 ANOS

OBJETIVOS:
  • Relacionar-se progressivamente com as crianças, com seus professores e com outros adultos.
  • Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança.
  • Enfrentar situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e os adultos e exigindo reciprocidade.
  • Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes, colaboração e compartilhando suas vivências.
  • Ouvir e contar fatos, ocorridos, falar de sentimentos.
  • Recontar histórias conhecidas por meio de diferentes portadores de textos e vivências de diversas situações, nas quais se faz necessária, compreendendo a sua função social.
  • Reconhecer, compreender e utilizar os diferentes símbolos convencionalmente como forma de representação em textos lidos e ouvidos.
  • Ler e escrever de acordo com suas hipóteses.
  • Utilizar-se da linguagem matematicamente.
  • Construir o significado dos números naturais em situações de contagem, medida e códigos numéricos, nos diferentes contextos: social, matemáticos e outros.
  • Perceber, a partir de acontecimentos , a noção de tempo, tendo como referência a sua rotina diária.
  • Conhecer diversas fontes históricas.
  • Perceber a presença de diferentes grupos família, escola.
  • Adquirir gradativamente noções de tempo e espaços.
  • Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza presentes em outras paisagens.
  • Conhecer e comparar a presença da natureza expressa na paisagem local com as manifestações da natureza presentes em outras paisagens.
  • Comparar seres vivos, estabelecendo diferenças e semelhanças, quanto à alimentação, à respiração, ao crescimento e à reprodução.
  • Observar e identificar algumas características do corpo humano.
  • Reconhecer a necessidade de higiene na alimentação como fator de preservação de doenças no humano.
  • Identificar o ser humano como parte integrante da natureza, adotando, atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente.
CONTEÚDOS:
  • EXPLORAÇÃO DO MUNDO E DE CONHECIMENTO DE SI
  • EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL
  • EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA A LEITURA  E A
PRODUÇÃO DE TEXTO
  • EXPLORAÇÃO DO CAMPO MATEMÁTICO
  • EXPLORAÇÃO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE
  • EXPLORAÇÃO DA EXPRESSIVIDADE: LINGUAGEM MUSICAL, CORPORAL, TEATRAL E VISUAL.
 EXPLORAÇÃO DO MUNDO E DE CONHECIMENTO DE SI
Expectativas de AprendizagensSugestões a serem desenvolvidas
Explorar e conhecer a si mesmo: Saber sobre si Conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações.Ter uma atitude ativa diante de uma dificuldade superável.

Aprender a relacionar-seRespeitar as características físicas e culturais de seus colegas ao interagir com eles.Não ter preconceito de gênero, ou racial, ou outra forma de discriminação, e explicar aos colegas por que isto é importante.
Resolver dúvidas e conflitos a partir de diálogo  com outras crianças e adultos.
Buscar SegurançaTomar precauções para evitar situações de potencial perigo.Tomar os cuidados necessários à proteção do corpo conforme manipula, tintas, argilas,colas etc.
Explorar pelo brincar:Comunicar-se de modo lúdicoComunicar com os colegas através de mímica.Interagir com diferentes parceiros em diferentes agrupamentos( duplas, pequenos grupos etc) usando gestos, expressões faciais e movimentos corporais de modo a comunicar-se intencionalmente.
Participar de brincadeirasInteragir com parceiros em brincadeiras tradicionais, jogos simbólico e jogos de regras.Brincar de amarelinha, corda, pega-pega e saber as regras de cada jogo.
Participar de jogos com bolas, de gincana, de jogo de pontaria ou de outras brincadeiras esportivas.
Construir cenários de faz de conta.
Descrever o enredo de um faz- de conta.
Montar quebra cabeça sem ajuda.
Construir brinquedos Construir brinquedos com sucata sem seguir modelo: móbiles carrinhos, etc.Construir e empinar pipas, com ajuda.
Fazer  dobraduras simples.
Elaborar máscaras.
Consertar brinquedos.
 EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL
Expectativas de AprendizagensSugestões  a serem desenvolvidas
Explorar a linguagem oral: Conversar (relatar, expor, argumentar,descrever)Usar a dinâmica própria da conversação sabendo ocupar seu turno de fala num diálogo, escutando os demais falantes numa conversa coletiva.Relatar uma sucessão ordenada de fatos que compõem episódios cotidianos.
Imaginar e expor soluções para uma questão e comunicá-las.
Argumentar a respeito de um assunto sobre o qual o grupo conversa.
Justificar opiniões pessoais sobre uma assunto num diálogo e numa situação coletiva de comunicação (roda de conversa).
Comunicar-se no cotidianoEscutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa.Expressar oralmente seus  desejos, sentimentos, idéias e pensamentos a um público com o qual se conversa.
Emitir opiniões pessoais sobre um assunto.
Seguir instruções e responder a solicitações, compreendendo seus contextos de significação.
Relatar fatos que compõem episódios cotidianos, ainda que com apoio de recursos e/ou do professor.
Explicar fatos e fenômenos sociais e/ou naturais.
Produzir oralmente recados e instruções contextualizadas na gestão do cotidiano e nos fazeres infantis.
BrincarUsar o repertório de textos de tradição oral tais como parlendas, quadrinhas, adivinhas etc.Utilizar os textos orais nas suas brincadeiras cantadas.
Reconhecer e utilizar rimas.
Narrar e apreciarUtilizar elementos da linguagem que se escreve no reconto de narrativas.Narrar histórias utilizando recursos expressivos próprios.
Recontar histórias de repetição, a partir das narrações do professor.
 EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA, LEITURA E A PRODUÇÂO DE TEXTO.
Expectativas de AprendizagensSugestões a serem desenvolvidas
Linguagem Escrita e produção de textoConhecer todas as letras do alfabeto (letra bastão sem enfeites e desenhos).Saber ordenar as letras do alfabeto.
Escrever observando a orientação e o alinhamento que caracterizam a escrita da Língua Portuguesa.
Escrever utilizando o alfabeto móvel, para que as crianças sejam levadas a pensar sobre as especificidades do sistema do e escrita alfabética.
Escrever o seu nome
Identificar e diferenciar a escrita de nomes de outros membros da turma a partir de uma lista.
Utilizar textos do cotidiano tais como bilhete, comunicados, convites e listas (dos aniversariantes, dos itens de uma agenda do grupo etc).
Usar conhecimentos sobre as normas da linguagem que se escreve na produção de textos do cotidiano, ditados ao professor, sempre que isso se faz necessário  exemplo (comunicação por bilhete aos pais, organização da agenda dia- dia).
Produzir seus próprios textos (bilhetes, listas, etc) ainda que não convencionalmente, compreendendo e fazendo uso de sua real função social.
Identificar parlendas, quadrinhas, adivinhas e outros textos de tradição oral apresentados pelo professor.
Localizar palavras num texto que se sabe de memória tais como brincadeiras cantadas, adivinhas, quadrinhas, tirinhas, parlendas e demais textos do repertório da tradição oral.
Utilizar conhecimento sobre o sistema de escrita para localizar um nome específico numa lista de palavras do mesmo campo semântico (subtítulo em um índice de livro etc).
Leitura:Desenvolver Comportamento leitorLeitura em voz alta (professor): Ler narrativas, contos, notícias de jornal, informativo,etc,  para as crianças tornando observáveis as linguagens próprias a este tipo de texto explicitando os comportamentos leitores.Fazer uso de comportamento básicos de um leitor, tais como ler a partir da capa, virar páginas sucessivamente etc.
Diferenciar a narrativa oral e a leitura de histórias.
Escutar a leitura de histórias.
Relacionar texto e imagem e antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinha e revista de heróis.
Diferenciar tipos de livros e nomeá-los.
Conhecer os diferentes usos e funções desses livros.
Apreciar e ler por prazer, oferecer momentos de leitura, manuseio de livros de maneira livre.
Ler ainda que não convencionalmenteProfessor criar oportunidades de leitura de diferentes gêneros textuais: parlendas, quadrinhas, cantigas, receitas,etc.Ajustar o falado ao escrito a partir dos textos já memorizados.
Localizar palavras num texto que sabe de memória tais como as brincadeiras cantadas, adivinhas, quadrinhas, parlendas e demais textos do repertório da tradição oral.
Diferenciar publicações tais como jornais, cartazes, folhetos, textos publicitários etc.
Distinguir algumas características básicas dos textos informativos e jornalísticos e conhecer os diferentes usos e funções desses portadores.
Procurar informações, em imagens, de livros e enciclopédias sobre assuntos relacionados a plantas, corpo humano, animais, entre outros.
 EXPLORAÇÃO DO CAMPO DA MATEMÁTICA
Expectativa de AprendizagemSugestões a serem desenvolvidas
Explorar espaço e formaDefinir trajetos a partir de um ponto de partida e de chegada pré determinado.Representar graficamente caminhos e trajetos.
Desenhar e interpretar imagens de objetos a partir de diferentes pontos de vista.
Descrever, interpretar a posição de objetos e pessoas.
Identificar e explicitar algumas características de certas figuras e corpos geométricos.
Explorar medidasUtilizar diferentes instrumentos para mediação convencional e não convencional a fim de estabelecer: distâncias, comprimento (fita métrica, régua etc).Ordenar diferentes objetos da mesma classe por critério de tamanho.
Identificar notas e moedas do sistema monetário vigente.
Usar notas e moedas nos contextos de brincadeiras: pagar dar troco.
Utilizar a unidade de tempo- dia, mês e ano para marcar os acontecimentos.
Ler e escrever númerosExplorar a sequência numérica, considerando que é possível estender a sucessão de números tanto quanto se queira.Consultar alguns referenciais numéricos: fita métrica, quadro, numérico, livros com muitas páginas para ler e escrever números que ainda não aprenderam a escrever de memória.
Saber que o número que vem depois na série numérica para determinar qual é o maior.
Utilizar os números que já conhece para escrever outros números, apoiando-se na numeração falada e na escrita.
Recitar a série oral convencional com a perspectiva de ampliação da extensão da série.
Saber dizer o número que vem antes e depois de um número definido pela professora.
Organizar o material a ser contado: separar os objetos contados dos não contados.
Organizar espacialmente  os objetos para facilitar a contagem.
 EXPLORAÇÃO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE
Expectativas de AprendizagemSugestões a serem desenvolvidas
Explorar e ConhecerObservar animais, plantas e diferentes tipos de solos do ambiente, próximo do entorno, em imagens de vídeo, livro e ou revista e ou visita a praças e parques, como zoológico, comparando suas características – nos animais: características externas, hábitos, alimentação, habitat, nas plantas: tamanho, presença e forma de folha, caule, flor, solo: sua umidade, composição etc.Pesquisar hábitos e necessidades básicas dos animais e plantas do seu entorno e apontar os cuidados básicos de alimentação e abrigo.
Analisar e comparar hábitos e costumes de animais de outras regiões com os da sua.
Perceber as transformações que estão ocorrendo em seu corpo perda dos dentes, crescimento.
Observar e pesquisar a ação da luz, calor, som, força e movimento, criando teorias  simples tentando explicar o observado.
Reconhecer os elementos que compõem a paisagem onde vive.
Indagar e  reconhecer relações de mudanças e permanências nos costumes familiares, nos costumes de outras culturas e civilizações e em civilizações e/ou pessoas próximas de outras épocas.
Identificar em fotos, relatos e outros registros, algumas características do ambiente e/ou das pessoas do lugar, apontando semelhanças e diferenças com o tempo presente.
Cuidar do AmbienteConhecer os riscos ambientais provocados por incêndios, pelo desmatamento, pelo não tratamento do lixo.Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.
Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo.
Saber usar a água com critério, sem desperdiçá-la.
Cuidar das plantas, preservá-las.
Jogar lixo em recipientes próprios, separando, com a ajuda da professora papéis, metais e plásticos.
 EXPLORAÇÃO DA EXPRESSIVIDADE:  MUSICAL, CORPORAL, TEATRAL E VISUAL
Expectativa de AprendizagemSugestões a serem desenvolvida
Linguagem MusicalReconhecer diferentes características físicas e sonoras de objetos e instrumentos musicais.Reconhecer o som e saber o nome de alguns instrumentos musicais.
Acompanhar a narrativa de histórias usando objetos e instrumentos musicais para sonorizá-las.
Possuir um repertório de músicas e canções, brincadeiras de roda, jogos, parlendas e trava-línguas.
Pesquisar e construir alguns instrumentos musicais de percussão, de sopro, de corda etc, com materiais alternativos.
Associar-se por música de diferentes gêneros, estilos, época e culturas.
Linguagem CorporalControlar gradualmente o próprio movimento, ajustando suas habilidades às diferentes situações das quais participa (brincadeiras e atividades cotidianas), conhecendo as potencialidades e os limites do próprio corpo (relacionar à força resistência, flexibilidade, além da coordenação motora e organização espaço-temporal).Conhecer e nomear as características e funções das diferentes partes do corpo e do outro e do movimento corporal.
Interagir com parceiros em danças de diferentes gêneros, imitando, criando e coordenando movimentos a partir da música.
Dançar coordenando movimentos com os dos companheiros.
Dançar  criando, imitando e explorando o espaço (em cima, em baixo,para frente, para trás, à esquerda e à direita) a partir de estímulos diversos (comandas orais, demarcações no chão, mobiliário e divisórias no espaço etc).
Linguagem TeatralParticipar de brincadeiras tradicionais cantadas que envolvam a representações de papéis.Dramatizar histórias conhecidas.
Encenar histórias com bonecos e brinquedos, individualmente ou em grupo.
Confeccionar e utilizar fantoches, bonecos e figuras de sobras.
Confeccionar e utilizar máscaras na composição de um personagem.
Apresentar-se em produções teatrais para outras crianças, pais e professores.
Interessar-se por apresentações de teatro profissional com objetos, fantoches, sobras ou atores.
Interessar-se por apresentações de teatro feitas por outras crianças com objetos, fantoches, sombras ou atores.
Linguagem VisualIdentificar e nomear as diferentes manifestações do campo visual: fotografia, cinema, pintura, desenho.Reconhecer, descrever e expressar opiniões sobre formas bidimensionais e tridimensionais com as mais diversas características.
Demonstrar interesse em observar os processos de produção das demais crianças.
Demonstrar interesse em observar os processos de produção de artistas e/ou artesão, seja por meio de observação in loco, em vídeo ou nos livros etc.
Reconhecer algumas obras de artistas  que lhe foram apresentados, podendo expressar verbalmente ou gestualmente suas impressões a partir da obra.
Demonstrar prazer e interesse por marcar diversos suportes com suas garatujas básicas.
Reconhecer sua marca gráfica entre outras produções de outras crianças
(no mural da sala ou na roda de observação das produções do grupo).
 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DAS  CRIANÇAS
Quanto a Avaliação das Aprendizagens  temos o cuidado de seguir as orientações das Leis e as Normativas da Educação Infantil brasileira, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e a Lei de Diretrizes e Bases  da Educação Nacional.
Esses documentos sugerem o acompanhamento e registro do desenvolvimento infantil, sem o objetivo de promoção.
Sendo assim a equipe pedagógica  tem realizado uma avaliação processual e formativa.
Processual: avalia o percurso das crianças, verificando como elas estão evoluindo, sem buscar classificá-la. Mas observa  como se relacionam com os adultos e com outras crianças, como passam o dia, do que gostam e não gostam de brincar, do que gostam de comer e como gostam de dormir, como desenvolvem as atividades na sala de aula.
O professor observa e faz o registro escrito no seu diário de classe, avalia também as produções das crianças através dos portfólios e  ficha individual de acompanhamento .
É formativa porque permite o professor rever todos os passos do planejamento do processo ensino e aprendizagem, pois a avaliação não se da somente no final do trabalho, é tarefa permanente do professor, instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica e educacional comprometida com o desenvolvimento da criança.

PLANO DE ENSINO 1º ANO – 6 ANOS

PLANO DE ENSINO 1º ANO – 6 ANOS 
OBJETIVOS:
  • Promover oportunidade para que as crianças desenvolvam as competências em comunicação oral, em ler e escrever de acordo com suas hipóteses.
  • Utilizar os conhecimentos prévios das crianças relativos ao sistema de escrita ampliando e valorizando a linguagem oral e escrita.
  • Integrar a criança à nova turma, possibilitando que ela tenha alguma autonomia perante as atividades propostas e sinta capaz de ampliar sua capacidade de ler e escrever.
  • Perceber diferenças entre a língua oral e a língua escrita.
  • Ler, considerando as estratégias de leitura.
  • Aprender comportamentos leitores e ler com autonomia crescente.
  • Produzir textos buscando aproximação com as características discursivas do gênero.

CONTEÚDOS:
  • Leitura
  • Comunicação oral
  • Escrita
  • Produção de texto
Expectativa de aprendizagemAtividades
Leitura: desenvolver comportamentos leitoresLer narrativas e contos para as crianças tornando observáveis as linguagens próprias a este tipo de texto explicitando os comportamentos leitores.
Ler ainda que não convencionalmenteCriar oportunidades de leitura: de parlendas, quadrinhas cantigas, receitas etc. Solicitando que a criança diga onde está escrita determinada palavra.
Ajustar o falado ao escrito a partir dos textos já memorizados.
Ditar para o professor bilhetes, cartas, textos instrucionais etc.
Diferenciar publicações tais como jornais, cartazes, folhetos, textos, publicitários etc.
Antecipar significados de um texto escrito a partir das imagens/ilustrações que o acompanham.
Apreciar e ler por prazer, oferecer momentos de leitura, manuseio de livros de maneira livre.
Ler narrativas e contos para as crianças tornando observáveis as linguagem próprias  a este tipo de texto explicitando os comportamentos leitores.
Comunicação oral Criar situações em que a criança possa expressar oralmente: como relatos do cotidiano, ouvindo com atenção, rodas de conversa atentando para os comportamentos necessários à interlocução.
Comentar noticias veiculadas em diferentes mídias: rádio, TV, internet, jornais, revistas etc.
Desenvolver projetos didáticos e ou sequência que envolvam observação pesquisa, e informação em livros e na internet sobre conhecimentos da natureza ou Sociais.
Recontar de histórias conhecidas, filmes etc.
Reconhecer nomes dos personagens dos quadrinhos e reconhecer suas características principais.

EscritaConhecer as letras do alfabeto (letra bastão sem enfeites e desenhos) e sua ordem seu nome, escrevendo listas diversas: títulos de livros, brincadeiras preferidas, receitas etc, para escrever em situações de prática social.
Criar atividade utilizando a ordem  alfabética como no uso de agenda telefônica, dicionário, enciclopédia, etc.
Escrever observando a orientação e o alinhamento que caracterizam a escrita da Língua Portuguesa
Escrever o nome de próprio punho e o de seus colegas onde isso se fizer
necessário, utilizando informações como letra final inicial dos nomes.
Arriscar-se a escrever segundo suas hipóteses.
Escrever utilizando o alfabeto móvel, para que as crianças sejam levadas a pensar sobre as especificidades do sistema e escrita alfabética.
Produção de textoCriar oportunidade de escritas coletivas de bilhetes cartas e textos instrucionais tornando observáveis suas características gráficas, estruturais e função social.
Envolver as crianças com escritas pré-silábicas na atividade produzindo oralmente, ditando para o professor ou para colega.
Reescrever textos conhecidos, de forma coletiva em dupla, individual, a professora sendo escriba ou não.
Revisar textos escritos coletivamente com apoio do professor.
Apresentar diferentes gêneros por meio da leitura, tornando-os familiares, apontando diferentes funções e organizações discursivas.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
OBJETIVOS:
  • Promover oportunidade para que as crianças tenham o direito de usar seus conhecimentos e habilidades para resolver, raciocinar, calcular, medir, contar, localizar-se, estabelecer relações entre formas e objetos.
  • Compreender que os conhecimentos matemáticos são meios para entender a realidade.
  • Utilizar os conhecimentos matemáticos para investigar e responder a questões elaboradas a partir de sua própria curiosidade.
  • Resolver situações problemas a partir da interpretação de enunciados orais escritos.
  • Observar aspectos quantitativos e qualitativos presentes em diferentes situações e estabelecer relações entre eles, utilizando conhecimentos relacionados aos números, às operações, as medidas, ao espaço e as informações.
Conteúdos:
  • Números
  • Operações
  • Espaço e forma
  • Grandezas e medidas
Expectativa de aprendizagemAtividades
Utilizar números para expressar quantidade de elementos de uma coleção e para expressar a ordem numa sequência.Organizar rodas de contagem formar coleções com diferentes objetos, situações que envolvam números; para que as crianças identifiquem a função dos mesmos; atividades de comparação de quantidade, (contagem de tampas de garrafa palito etc).
Promover sequência didática e ou projetos didáticos nos quais as crianças precisam escrever número (idade, telefone, numeração de calçado, peso, altura, das casas na rua, placas de carro, etc) .
Preencher calendário, dando ênfase à sequência dos dias da semana e do mês, escrita que identificar o ano fazendo previsões e destacar datas importantes.
Organizar pequena exposição sobre pesquisas feitas pelas crianças em jornais e revistas nos textos em que aparece número.
Bingo de números.
Usar números no cotidiano e efetuar operaçõesCriar situações que as crianças ouçam soluções que os colegas acharam para os problemas e reavaliem suas soluções caso seja apropriado.
Situações problemas: Indicar número que será obtido se forem tirados objetos de uma coleção.
Indicar número de objeto que é preciso acrescentar a uma coleção para que elas tenha tantos elementos quantos aos de outra coleção dada.
Jogos.
Estabelecer relações entre espaço, objetos, pessoas e formasRelatar trajetos conhecidos: indicar oralmente a posição onde se encontra no espaço escolar e representar por desenhos.
Modelagem de objeto em massa reproduzindo em forma geométrica.
Jogos para adivinhar um determinado objeto referindo apenas ao formato do mesmo.
Observar e reconhecer figuras geométricas tridimensionais presentes em objetos criados pelo homem elementos da natureza.
Construção da sua linha  do tempo para contar sua própria história.
Trabalhar grandezas e MedidasAtividades que as crianças tenham que medir e ou pesar usando instrumento não convencionais (passos) e convencionais (fita métrica, régua, barbante, balança, etc).
Identificar unidade de tempo, semana, mês, ano e utilização de calendários.
Construção da sua linha  do tempo para contar sua própria história.
DISCIPLINA:
  • SOCIEDADE E NATUREZA
OBJETIVOS:
  • Espera-se que as crianças gradativamente possa questionar e interpretar sua realidade.
  • Identificar o próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem com outros tempos e espaços.
  • Reconhecer mudanças e permanências nas vivências humanas presentes na sua realidade e em outras comunidades próximas ou distantes no tempo e no espaço.
  • Conhecer e respeitar o modo de vida de diferentes grupos sociais, em diversos tempos e espaços, em suas manifestações culturais.
  • Perceber a presença de diferentes grupos família, escola..
  • Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza presentes em outras paisagens.
  • Comparar seres vivos, estabelecendo diferenças e semelhanças, quanto à alimentação, à respiração, ao crescimento e à reprodução.
  • Identificar o ser humano como parte integrante da natureza, adotando, atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente.

Conteúdos:
  • Lugar onde vivemos: espaços de vivência da criança, locais, objetos, seres humanos e outros seres vivos.
  • Noções de espaço e de lugar (próximo e distantes) e transformações nas paisagens próximas.
  • Noções de sujeitos históricos: indivíduos, família, grupo, classe e outros.
  • A vida dos seres vivos e suas relações com o ambiente.
Expectativas de AprendizagemAtividades
Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e naturalApresentar diferentes fontes ( jornal,revista, enciclopédia,etc) para buscar informações pelos quais passam.
Construir uma forma de marcar (linha do tempo) com os acontecimentos vividos pela classe.
Proporcionar atividades que envolvam histórias, brincadeiras jogos canções que digam respeito às tradições culturais de sua comunidade e de outras.
Estabelecer relações entre o ambiente e os seres vivos, seus modo de vida e as transformações pelas quais passam.
Identificar paisagem e fenômenos da natureza e sua relação com a vida dos animais e das pessoas.Oferecer oportunidade para que as crianças, a partir de questões instigantes sobre a relação entre, luz água e crescimento de vegetais, acompanhem e cuidem de pequenos vasos na sala ou cultivo de hortaliças no espaço externo da instituição.
Conhecer os cuidados básicos para o crescimento dos vegetais, por meio da sua criação e cultivo.
Relacionar lugares e tempos vividos na vida cotidiana (na casa, escola, ruas, parques) com rotinas, mediações e marcadores de tempo cronológico para apreender noções de tempo vivido no presente.
Observar identificar e localizar pontos de referências (praça, padaria,parque, escola, casa) para reconhecer as diferentes distâncias entre  os lugares.
Identificar as diferenças e as semelhanças nas paisagens nos lugares de vivência da criança (moradia, escola e rua).
Descrever elementos naturais e construídos, a partir da observação de ilustração.
Identificar paisagem e fenômenos da natureza e sua relação com a vida dos animais e das pessoas.Oferecer oportunidade para que as crianças, a partir de questões instigantes sobre a relação entre, luz água e crescimento de vegetais, acompanhem e cuidem de pequenos vasos na sala ou cultivo de hortaliças no espaço externo da instituição.
Conhecer os cuidados básicos para o crescimento dos vegetais, por meio da sua criação e cultivo.
Relacionar lugares e tempos vividos na vida cotidiana (na casa, escola, ruas, parques) com rotinas, mediações e marcadores de tempo cronológico para apreender noções de tempo vivido no presente.
Observar identificar e localizar pontos de referências (praça, padaria,parque, escola, casa) para reconhecer as diferentes distâncias entre  os lugares.
Identificar as diferenças e as semelhanças nas paisagens nos lugares de vivência da criança (moradia, escola e rua).
Descrever elementos naturais e construídos, a partir da observação de ilustração.
 Disciplinas:
  • ARTE E EDUCAÇÃO FÍSICA
OBJETIVOS:
  • Conhecer a produção artística.
  • Expressar sua criatividade compartilhando: pensamentos, idéias e sentimentos também por meio de atividades de exploração envolvendo artes visuais e música.
  • Conhecer e valorizar a produção artística própria dos colegas e da humanidade.
  • Utilizar as artes – visuais, teatro, música, dança visando ressignificá-las, com a ajuda do professor e ou dos colegas.
  • Valorizar a atividade física, utilizar o corpo para se expressar.
  • Adquirir autoconfiança, brincar criando enredos e papéis e a jogar cotidianamente na escola.

CONTEÚDOS:
  • Linguagem: Musical
  • Linguagem Corporal
  • Linguagem Visual
Expectativas de AprendizagemAtividade
Reconhecer elementos básicos da linguagem musicalOferecer diversidade de  produções musicais, para que a criança as aprecie, por meio de CDs e ou DVDs de apresentações musicais.
Instigar, na observação das obras, a descobertas e o interesse das crianças por detalhes sonoros, identificação de instrumento.
Pesquisar, junto com as crianças, e caso de artistas locais), informações interessantes sobre o artista e sua produção.
Propor a construção de objetos sonoros.
Promover situações em que as crianças apresentem para públicos, diversas canções que aprenderam e as produções sonoras.
Reconhecer elementos básicos da Linguagem VisualOferecer diversidade de produções artísticas para que a criança aprecie.
Instigar, na observação das obras, a descoberta e o interesse das crianças.
Escolher  artistas cujas obras sejam significativas para as crianças, quer pelo uso de temas, quer pelas técnicas e suportes.
Pesquisar, junto com as crianças, em livros, internet, museu e ao vivo, com artistas locais, informações interessantes sobre o artista e as obras analisadas.
Desenhar pintar, esculpir, produzir colagens,etc. transformando, produzindo novas formas, pesquisando materiais, pensando sobre o que produz.
Promover situações em que as crianças possam produzir em argila, massa de modelar e demais recursos que permitam a tridimensionalidade.
Expor, com estética e cuidado as produções das crianças, socializar em roda de conversa, por exemplo, as soluções encontradas para produzir com singularidade.
Movimento, Jogar e brincarPropor atividades físicas que envolvam correr, pular e jogar nos espaços externos e internos.
Oferecer diversidade de mídias, CDs, DVDs, filmes que envolvam a dança para que a criança aprecie.
Usar estruturas rítmicas para expressar-se por meio da dança e outros movimentos.
Valorizar as conquistas corporais, incentivar as habilidades motoras.
Brincar de faz- de conta, escolhendo temas enredo papéis.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DAS  CRIANÇAS
Quanto a Avaliação das Aprendizagens a TEMOS tem o cuidado de seguir as orientações das Leis e as Normativas da Educação Infantil brasileira, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil  e a Lei de Diretrizes e Bases  da Educação Nacional.
Esses documentos sugerem o acompanhamento e registro do desenvolvimento infantil, sem o objetivo de promoção.
Sendo assim a equipe pedagógica  tem realizado uma avaliação processual e formativa.
Processual: avalia o percurso das crianças, verificando como elas estão evoluindo, sem buscar classificá-la. Mas observa  como se relacionam com os adultos e com outras crianças, como passam o dia, do que gostam e não gostam de brincar, do que gostam de comer e como gostam de dormir, como desenvolvem as atividades na sala de aula.
O professor observa e faz o registro escrito no seu diário de classe, avalia também as produções das crianças através dos portfólios e  ficha individual de acompanhamento.
É formativa porque permite o professor rever todos os passos do planejamento do processo ensino e aprendizagem, pois a avaliação não se da somente no final do trabalho, é tarefa permanente do professor, instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica e educacional comprometida com o desenvolvimento da criança.