PNAIC CORTÊS

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sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

PLANO DE ENSINO JARDIM 2 – 4 A 5 ANOS

PLANO DE ENSINO JARDIM 2 – 4 A 5 ANOS

OBJETIVOS:
  • Relacionar-se progressivamente com as crianças, com seus professores e com outros adultos.
  • Ter uma imagem positiva de si, ampliando sua autoconfiança.
  • Enfrentar situações de conflito, utilizando seus recursos pessoais, respeitando as outras crianças e os adultos e exigindo reciprocidade.
  • Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes, colaboração e compartilhando suas vivências.
  • Ouvir e contar fatos, ocorridos, falar de sentimentos.
  • Recontar histórias conhecidas por meio de diferentes portadores de textos e vivências de diversas situações, nas quais se faz necessária, compreendendo a sua função social.
  • Reconhecer, compreender e utilizar os diferentes símbolos convencionalmente como forma de representação em textos lidos e ouvidos.
  • Ler e escrever de acordo com suas hipóteses.
  • Utilizar-se da linguagem matematicamente.
  • Construir o significado dos números naturais em situações de contagem, medida e códigos numéricos, nos diferentes contextos: social, matemáticos e outros.
  • Perceber, a partir de acontecimentos , a noção de tempo, tendo como referência a sua rotina diária.
  • Conhecer diversas fontes históricas.
  • Perceber a presença de diferentes grupos família, escola.
  • Adquirir gradativamente noções de tempo e espaços.
  • Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se encontram inseridos, as diferentes manifestações da natureza presentes em outras paisagens.
  • Conhecer e comparar a presença da natureza expressa na paisagem local com as manifestações da natureza presentes em outras paisagens.
  • Comparar seres vivos, estabelecendo diferenças e semelhanças, quanto à alimentação, à respiração, ao crescimento e à reprodução.
  • Observar e identificar algumas características do corpo humano.
  • Reconhecer a necessidade de higiene na alimentação como fator de preservação de doenças no humano.
  • Identificar o ser humano como parte integrante da natureza, adotando, atitudes responsáveis em relação ao meio ambiente.
CONTEÚDOS:
  • EXPLORAÇÃO DO MUNDO E DE CONHECIMENTO DE SI
  • EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL
  • EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA A LEITURA  E A
PRODUÇÃO DE TEXTO
  • EXPLORAÇÃO DO CAMPO MATEMÁTICO
  • EXPLORAÇÃO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE
  • EXPLORAÇÃO DA EXPRESSIVIDADE: LINGUAGEM MUSICAL, CORPORAL, TEATRAL E VISUAL.
 EXPLORAÇÃO DO MUNDO E DE CONHECIMENTO DE SI
Expectativas de AprendizagensSugestões a serem desenvolvidas
Explorar e conhecer a si mesmo: Saber sobre si Conhecer seus recursos e limitações pessoais em determinadas situações.Ter uma atitude ativa diante de uma dificuldade superável.

Aprender a relacionar-seRespeitar as características físicas e culturais de seus colegas ao interagir com eles.Não ter preconceito de gênero, ou racial, ou outra forma de discriminação, e explicar aos colegas por que isto é importante.
Resolver dúvidas e conflitos a partir de diálogo  com outras crianças e adultos.
Buscar SegurançaTomar precauções para evitar situações de potencial perigo.Tomar os cuidados necessários à proteção do corpo conforme manipula, tintas, argilas,colas etc.
Explorar pelo brincar:Comunicar-se de modo lúdicoComunicar com os colegas através de mímica.Interagir com diferentes parceiros em diferentes agrupamentos( duplas, pequenos grupos etc) usando gestos, expressões faciais e movimentos corporais de modo a comunicar-se intencionalmente.
Participar de brincadeirasInteragir com parceiros em brincadeiras tradicionais, jogos simbólico e jogos de regras.Brincar de amarelinha, corda, pega-pega e saber as regras de cada jogo.
Participar de jogos com bolas, de gincana, de jogo de pontaria ou de outras brincadeiras esportivas.
Construir cenários de faz de conta.
Descrever o enredo de um faz- de conta.
Montar quebra cabeça sem ajuda.
Construir brinquedos Construir brinquedos com sucata sem seguir modelo: móbiles carrinhos, etc.Construir e empinar pipas, com ajuda.
Fazer  dobraduras simples.
Elaborar máscaras.
Consertar brinquedos.
 EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM ORAL
Expectativas de AprendizagensSugestões  a serem desenvolvidas
Explorar a linguagem oral: Conversar (relatar, expor, argumentar,descrever)Usar a dinâmica própria da conversação sabendo ocupar seu turno de fala num diálogo, escutando os demais falantes numa conversa coletiva.Relatar uma sucessão ordenada de fatos que compõem episódios cotidianos.
Imaginar e expor soluções para uma questão e comunicá-las.
Argumentar a respeito de um assunto sobre o qual o grupo conversa.
Justificar opiniões pessoais sobre uma assunto num diálogo e numa situação coletiva de comunicação (roda de conversa).
Comunicar-se no cotidianoEscutar atentamente o que os colegas falam em uma roda de conversa.Expressar oralmente seus  desejos, sentimentos, idéias e pensamentos a um público com o qual se conversa.
Emitir opiniões pessoais sobre um assunto.
Seguir instruções e responder a solicitações, compreendendo seus contextos de significação.
Relatar fatos que compõem episódios cotidianos, ainda que com apoio de recursos e/ou do professor.
Explicar fatos e fenômenos sociais e/ou naturais.
Produzir oralmente recados e instruções contextualizadas na gestão do cotidiano e nos fazeres infantis.
BrincarUsar o repertório de textos de tradição oral tais como parlendas, quadrinhas, adivinhas etc.Utilizar os textos orais nas suas brincadeiras cantadas.
Reconhecer e utilizar rimas.
Narrar e apreciarUtilizar elementos da linguagem que se escreve no reconto de narrativas.Narrar histórias utilizando recursos expressivos próprios.
Recontar histórias de repetição, a partir das narrações do professor.
 EXPLORAÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA, LEITURA E A PRODUÇÂO DE TEXTO.
Expectativas de AprendizagensSugestões a serem desenvolvidas
Linguagem Escrita e produção de textoConhecer todas as letras do alfabeto (letra bastão sem enfeites e desenhos).Saber ordenar as letras do alfabeto.
Escrever observando a orientação e o alinhamento que caracterizam a escrita da Língua Portuguesa.
Escrever utilizando o alfabeto móvel, para que as crianças sejam levadas a pensar sobre as especificidades do sistema do e escrita alfabética.
Escrever o seu nome
Identificar e diferenciar a escrita de nomes de outros membros da turma a partir de uma lista.
Utilizar textos do cotidiano tais como bilhete, comunicados, convites e listas (dos aniversariantes, dos itens de uma agenda do grupo etc).
Usar conhecimentos sobre as normas da linguagem que se escreve na produção de textos do cotidiano, ditados ao professor, sempre que isso se faz necessário  exemplo (comunicação por bilhete aos pais, organização da agenda dia- dia).
Produzir seus próprios textos (bilhetes, listas, etc) ainda que não convencionalmente, compreendendo e fazendo uso de sua real função social.
Identificar parlendas, quadrinhas, adivinhas e outros textos de tradição oral apresentados pelo professor.
Localizar palavras num texto que se sabe de memória tais como brincadeiras cantadas, adivinhas, quadrinhas, tirinhas, parlendas e demais textos do repertório da tradição oral.
Utilizar conhecimento sobre o sistema de escrita para localizar um nome específico numa lista de palavras do mesmo campo semântico (subtítulo em um índice de livro etc).
Leitura:Desenvolver Comportamento leitorLeitura em voz alta (professor): Ler narrativas, contos, notícias de jornal, informativo,etc,  para as crianças tornando observáveis as linguagens próprias a este tipo de texto explicitando os comportamentos leitores.Fazer uso de comportamento básicos de um leitor, tais como ler a partir da capa, virar páginas sucessivamente etc.
Diferenciar a narrativa oral e a leitura de histórias.
Escutar a leitura de histórias.
Relacionar texto e imagem e antecipar sentidos na leitura de quadrinhos, tirinha e revista de heróis.
Diferenciar tipos de livros e nomeá-los.
Conhecer os diferentes usos e funções desses livros.
Apreciar e ler por prazer, oferecer momentos de leitura, manuseio de livros de maneira livre.
Ler ainda que não convencionalmenteProfessor criar oportunidades de leitura de diferentes gêneros textuais: parlendas, quadrinhas, cantigas, receitas,etc.Ajustar o falado ao escrito a partir dos textos já memorizados.
Localizar palavras num texto que sabe de memória tais como as brincadeiras cantadas, adivinhas, quadrinhas, parlendas e demais textos do repertório da tradição oral.
Diferenciar publicações tais como jornais, cartazes, folhetos, textos publicitários etc.
Distinguir algumas características básicas dos textos informativos e jornalísticos e conhecer os diferentes usos e funções desses portadores.
Procurar informações, em imagens, de livros e enciclopédias sobre assuntos relacionados a plantas, corpo humano, animais, entre outros.
 EXPLORAÇÃO DO CAMPO DA MATEMÁTICA
Expectativa de AprendizagemSugestões a serem desenvolvidas
Explorar espaço e formaDefinir trajetos a partir de um ponto de partida e de chegada pré determinado.Representar graficamente caminhos e trajetos.
Desenhar e interpretar imagens de objetos a partir de diferentes pontos de vista.
Descrever, interpretar a posição de objetos e pessoas.
Identificar e explicitar algumas características de certas figuras e corpos geométricos.
Explorar medidasUtilizar diferentes instrumentos para mediação convencional e não convencional a fim de estabelecer: distâncias, comprimento (fita métrica, régua etc).Ordenar diferentes objetos da mesma classe por critério de tamanho.
Identificar notas e moedas do sistema monetário vigente.
Usar notas e moedas nos contextos de brincadeiras: pagar dar troco.
Utilizar a unidade de tempo- dia, mês e ano para marcar os acontecimentos.
Ler e escrever númerosExplorar a sequência numérica, considerando que é possível estender a sucessão de números tanto quanto se queira.Consultar alguns referenciais numéricos: fita métrica, quadro, numérico, livros com muitas páginas para ler e escrever números que ainda não aprenderam a escrever de memória.
Saber que o número que vem depois na série numérica para determinar qual é o maior.
Utilizar os números que já conhece para escrever outros números, apoiando-se na numeração falada e na escrita.
Recitar a série oral convencional com a perspectiva de ampliação da extensão da série.
Saber dizer o número que vem antes e depois de um número definido pela professora.
Organizar o material a ser contado: separar os objetos contados dos não contados.
Organizar espacialmente  os objetos para facilitar a contagem.
 EXPLORAÇÃO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE
Expectativas de AprendizagemSugestões a serem desenvolvidas
Explorar e ConhecerObservar animais, plantas e diferentes tipos de solos do ambiente, próximo do entorno, em imagens de vídeo, livro e ou revista e ou visita a praças e parques, como zoológico, comparando suas características – nos animais: características externas, hábitos, alimentação, habitat, nas plantas: tamanho, presença e forma de folha, caule, flor, solo: sua umidade, composição etc.Pesquisar hábitos e necessidades básicas dos animais e plantas do seu entorno e apontar os cuidados básicos de alimentação e abrigo.
Analisar e comparar hábitos e costumes de animais de outras regiões com os da sua.
Perceber as transformações que estão ocorrendo em seu corpo perda dos dentes, crescimento.
Observar e pesquisar a ação da luz, calor, som, força e movimento, criando teorias  simples tentando explicar o observado.
Reconhecer os elementos que compõem a paisagem onde vive.
Indagar e  reconhecer relações de mudanças e permanências nos costumes familiares, nos costumes de outras culturas e civilizações e em civilizações e/ou pessoas próximas de outras épocas.
Identificar em fotos, relatos e outros registros, algumas características do ambiente e/ou das pessoas do lugar, apontando semelhanças e diferenças com o tempo presente.
Cuidar do AmbienteConhecer os riscos ambientais provocados por incêndios, pelo desmatamento, pelo não tratamento do lixo.Guardar brinquedos e materiais nos devidos lugares depois de utilizá-los nas atividades.
Cuidar do entorno próximo e ter iniciativa de limpar o que está sujo.
Saber usar a água com critério, sem desperdiçá-la.
Cuidar das plantas, preservá-las.
Jogar lixo em recipientes próprios, separando, com a ajuda da professora papéis, metais e plásticos.
 EXPLORAÇÃO DA EXPRESSIVIDADE:  MUSICAL, CORPORAL, TEATRAL E VISUAL
Expectativa de AprendizagemSugestões a serem desenvolvida
Linguagem MusicalReconhecer diferentes características físicas e sonoras de objetos e instrumentos musicais.Reconhecer o som e saber o nome de alguns instrumentos musicais.
Acompanhar a narrativa de histórias usando objetos e instrumentos musicais para sonorizá-las.
Possuir um repertório de músicas e canções, brincadeiras de roda, jogos, parlendas e trava-línguas.
Pesquisar e construir alguns instrumentos musicais de percussão, de sopro, de corda etc, com materiais alternativos.
Associar-se por música de diferentes gêneros, estilos, época e culturas.
Linguagem CorporalControlar gradualmente o próprio movimento, ajustando suas habilidades às diferentes situações das quais participa (brincadeiras e atividades cotidianas), conhecendo as potencialidades e os limites do próprio corpo (relacionar à força resistência, flexibilidade, além da coordenação motora e organização espaço-temporal).Conhecer e nomear as características e funções das diferentes partes do corpo e do outro e do movimento corporal.
Interagir com parceiros em danças de diferentes gêneros, imitando, criando e coordenando movimentos a partir da música.
Dançar coordenando movimentos com os dos companheiros.
Dançar  criando, imitando e explorando o espaço (em cima, em baixo,para frente, para trás, à esquerda e à direita) a partir de estímulos diversos (comandas orais, demarcações no chão, mobiliário e divisórias no espaço etc).
Linguagem TeatralParticipar de brincadeiras tradicionais cantadas que envolvam a representações de papéis.Dramatizar histórias conhecidas.
Encenar histórias com bonecos e brinquedos, individualmente ou em grupo.
Confeccionar e utilizar fantoches, bonecos e figuras de sobras.
Confeccionar e utilizar máscaras na composição de um personagem.
Apresentar-se em produções teatrais para outras crianças, pais e professores.
Interessar-se por apresentações de teatro profissional com objetos, fantoches, sobras ou atores.
Interessar-se por apresentações de teatro feitas por outras crianças com objetos, fantoches, sombras ou atores.
Linguagem VisualIdentificar e nomear as diferentes manifestações do campo visual: fotografia, cinema, pintura, desenho.Reconhecer, descrever e expressar opiniões sobre formas bidimensionais e tridimensionais com as mais diversas características.
Demonstrar interesse em observar os processos de produção das demais crianças.
Demonstrar interesse em observar os processos de produção de artistas e/ou artesão, seja por meio de observação in loco, em vídeo ou nos livros etc.
Reconhecer algumas obras de artistas  que lhe foram apresentados, podendo expressar verbalmente ou gestualmente suas impressões a partir da obra.
Demonstrar prazer e interesse por marcar diversos suportes com suas garatujas básicas.
Reconhecer sua marca gráfica entre outras produções de outras crianças
(no mural da sala ou na roda de observação das produções do grupo).
 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS DAS  CRIANÇAS
Quanto a Avaliação das Aprendizagens  temos o cuidado de seguir as orientações das Leis e as Normativas da Educação Infantil brasileira, as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil e a Lei de Diretrizes e Bases  da Educação Nacional.
Esses documentos sugerem o acompanhamento e registro do desenvolvimento infantil, sem o objetivo de promoção.
Sendo assim a equipe pedagógica  tem realizado uma avaliação processual e formativa.
Processual: avalia o percurso das crianças, verificando como elas estão evoluindo, sem buscar classificá-la. Mas observa  como se relacionam com os adultos e com outras crianças, como passam o dia, do que gostam e não gostam de brincar, do que gostam de comer e como gostam de dormir, como desenvolvem as atividades na sala de aula.
O professor observa e faz o registro escrito no seu diário de classe, avalia também as produções das crianças através dos portfólios e  ficha individual de acompanhamento .
É formativa porque permite o professor rever todos os passos do planejamento do processo ensino e aprendizagem, pois a avaliação não se da somente no final do trabalho, é tarefa permanente do professor, instrumento indispensável à constituição de uma prática pedagógica e educacional comprometida com o desenvolvimento da criança.

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