Planejamento do IV Encontro de Professores no
Município de Cortês- PE
Orientador (a) de Estudo: Diana Carla Silva de Melo, Regina Célia
Borges.
Local:Escola
Municipal Mário Domingues
Data:11/03/2017
Objetivos do
Encontro:
·
Planejar o ensino
no Ciclo de Alfabetização, para garantir os direitos de aprendizagem das
crianças;
·
Refletir sobre a
integração entre Língua Portuguesa e os demais componentes curriculares, para
planejar situações didáticas interdisciplinares;
·
Planejar
atividades com jogos didáticos existentes nas escolas para a alfabetização, bem
como em situações de jogos elaborados coletivamente pelas crianças;
·
Contribuir para formação de leitores e para o desenvolvimento
de habilidades essenciais a leitura: Ler e apreciar, inferir, concordar,
discordar e perceber as diferentes possibilidades de uma mesma leitura.
·
Rever ou aprofundar conceitos e procedimentos matemáticos já
estudados por meio de metodologias diferenciadas e inovadoras.
TEMPO
|
CONTEÚDOS
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
|
8:00h
|
Acolhida e Deleite:
A vida deve ser florida
|
Distribuição
de pedaços de papel seda colorido para cada participantes procurando diversificar procurando
diversificar as cores. O papel representará a vida de cada um, aonde iremos
será avaliados os aspectos como:
·
O que mata nossa vida?
·
O que faz a florescer?
|
Papel seda,
papel madeira,
|
8:30h
|
Roda
de Conversa
|
- Resgate
das atividades desenvolvidas pelos professores no âmbito da sala de aula
considerando os conhecimentos adquiridos nas formações anteriores do PNAIC;
|
|
9:00h
|
Oficina de leitura
|
Dinâmica da
‘’batatinha frita’’ utilizando cantigas
de roda e parlendas. Iniciamos a circulação da batata quente de mãos em mãos
e quando a música parar quem estiver com a batata na mão puxara uma fita de
dentro da caixa e completará a cantigas de roda e parlendas escrito no cartão
colado no final da fita. A brincadeira só termina quando todos pegarem a bata
quente.
Confecção
de atividades de leitura e escrita:
·
Jogo das cantigas,
·
Elaboração de historia
utilizando desenhos com a digital,
·
Trilha de imagens
|
|
12:00h
|
ALMOÇO
|
||
13:00h
|
Acolhida:
Mensagem
|
§ Entrega de bombom com mensagem
|
.
|
13:15h
|
Oficina de
matemática
|
§ Divisão da turma em grupos;
§ Distribuição de atividades diversificadas para que os grupos
elaborem os objetivos que dever ser trabalhados com cada atividade e vivenciados e em seguida socializado com o
grande grupo:
§ Caça ao tesouro;
§ Marcha do jornal;
§ Atrás ou na frente;
§ Como a fila continua?
§ A pessoa misteriosa;
§ Descubra o som;
|
|
16:00h
|
Orientação do Para Casa
|
Vivenciar as atividades em sala de aula.
|
|
16:40h
|
Avaliação do Encontro;
|
- Realização
de Avaliação do Encontro;
|
|
17:00h
|
Mensagem Final e
Encerramento : vídeo
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário