PNAIC CORTÊS

PNAIC CORTÊS

domingo, 24 de dezembro de 2017

O Mundo Encantado da Leitura

PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA - PIPE 2011**
      SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E  DESPORTO
      PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
      DEPARTAMENTO DE ENSINO

Projeto Livro Na Praça
        O Mundo Encantado da Leitura



     Secretária de Educação: Maria Eterilda Amorim Borba
     Diretora de  Ensino : Valdinere Alves dos Santos

                                        Cortês-2014

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE ENSINO


 Projeto Livro Na Praça lll
O Mundo Encantado da Leitura






Elaboração do Projeto:
Valdinere Alves dos Santos

Março 2014
                        

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29  DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE ENSINO

EQUIPE ESCOLAR


                    ESCOLAS
    GESTORES
   COORDENADORES
1.
Creche São Francisco das Chagas
Ione Barbosa Belarmino
Érica Carla da silva
2.
Creche Sonho de Criança
Maria  de Lira Farias
Elaine Maria
3.
Escolas Campesinas
Jovenita Maria da Silva
Inalda Maria
4
Escola  Carlos de Lima Cavalcante
Regina Célia
Valdênia Cláudia Santos
5
Escola Francisca Rocha
Dulce Jaidê
Adirlene Rocha da Silva
6
Escola  Senador Antônio Farias
Gilda Maria Lima  da Silva
 Lígia Pereira da Silva
7
Escola Municipal Antônio Emídio
Rosenilda  Souza
 Evanice  Paixão
8
Escola Mario Domingues
Sueli de Melo Borba
Emanuela Joana Silva
Maria Cícera
9
Escola Padre Antônio Borges
 Maria Fátima Souza
 Maria Auxicleide  Gomes
 Gerlane Maria dos Santos
10
Escola Municipal Santa Terezinha
Roseneilda Souza
Emanuela Barbosa
11.
Escola Municipal Santo Antônio
Marcia Belarmino
Maria Madeleine
12
Escola  Andréa de Aguiar Carneiro Leão
Joseneide Maria Costa
Rosineide Soares
·         Cícera Severina
·         Maria Joselita
·         Marcos José
·         Rosemere Maria

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
Secretária de Educação
Maria Eterilda Amorim Borba Assis
Diretora de Ensino
Valdinere Alves dos Santos
Diretor de Administração
Jaelsom José do Nascimento
Alfabetizar Com Sucesso
Diana Carla de Melo
Educação Infantil e EJA
Maria José Gomes


A Importância da Leitura

As tecnologias do mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado, o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo vocabulários cada vez mais pobres. A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo. Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos.
Através da leitura rotineira, tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado. Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto, que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola, particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.
Eliene Percilia

  
O MUNDO ENCANTADO DA LEITURA
JUSTIFICATIVA:
Vivemos numa cultura predominantemente escrita, num mundo permeado por diferentes objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma constante interação através da ação leitora. A todo instante nos deparamos com a linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas de trânsito, e-mails, blogs, sites e outros; um mundo escrito que se põe diante de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes e navegantes. O projeto justifica-se pela necessidade de despertar o gosto pela leitura revelando o encanto “leitura” no prazer que essa linguagem nos proporciona, adquirindo uma competência em relação à leitura e a interpretação sendo capaz de expandir o uso pela linguagem oral e escrita.
OBJETIVO GERAL:
Despertar no aluno o gosto pela leitura criando condições para desenvolver sua competência comunicativa e sua capacidade de utilizar a língua de modo variada nas diferentes situações e práticas sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v  Compreender os textos orais e escritos com quais se defrontem em diferentes situações de participações social, interpretando-os corretamente, interferindo nas intenções de quem os produz;

v  Identificar as características dos gêneros textuais estudados; Valorizar a leitura como fonte de informações, via de acesso aos criados pela literatura sendo capaz de recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos;

v  Oportunizar aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores, buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas;

v  Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua Portuguesa;

v  Ler individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com seu gênero;

v  Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos; Produzir e revisar textos em diferentes gêneros;

PUBLICO-ALVO:
v  Estudantes de Educação Infantil e Ensino Fundamental
v  Pais e comunidade externa
ESTRATÉGIAS/METODOLOGIAS
v  Trabalhar  a diversidade  textual /Utilizar vídeos educativos;
v  Trabalhar livros infanto-juvenis; Livros literários,
v  Trabalhar a fala, com peças teatrais, criando assim um momento alegre e divertido;
v  Trabalhar a música; a arte (pintura).Rodas de leituras ;Poesias, parodias e cordel.
v  Uso de músicas, cantigas de rodas, brincadeiras, oficinas de poesias.
v  Divulgação de autores dos livros trabalhados ;Dramatização de histórias infanto-juvenil.
v  Reescritas de fábulas e contos
v  Criação de histórias apoiadas em imagens. Criação de histórias em quadrinhos.
v  Características dos poemas, contos, memórias, crônicas e literatura de cordel; fábulas; etc
v  Leitura e Produção de textos
v  Livros infanto-juvenil, Literatura de cordel, caixinha de leitura, data show, DVD, quadro de giz.

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM:ALUNOS DE 1º AO 3º ANO
POEMAS

v  Crie um ambiente de leitura na sala de aula;
v  Dialogue com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
v  Apresente aos alunos as características do gênero Poema;
v   Faça a leitura de um poema bem interessante para turma;
v  Leve os alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário; 
v  Faça leitura diária de poemas de diferentes autores pelo professor e/ou pelo aluno;
v  Apresente a biografia de alguns autores (Cecília Meireles, Sérgio Caparelli, Elias José ,Ziraldo ,Roseana Murray, José Paulo Paes  ,Vinícius de Morais ,Cora Coralina . etc ) e outros que o professor considera interessante;
v  Proponha que os alunos escrevam poemas em dupla ou individualmente;
v  Peça que os alunos façam a reescrita de poemas;
v  Escrever , ler e recitar poesias;
v  Realizar um recital de poesias com os alunos dos grupos
v  Organizar um livro de poesia com as poesias escrita por cada turma;
v  Realizar pesquisas acerca do conteúdo (poesias);
v  Estudar a biografia de alguns autores .
v  Conhecer alguns escritores de poesias de nossa região
v  Avaliar o envolvimento e compreensão dos alunos acerca do gênero;
v   Promover aos alunos o contato mais frequente com esse gênero textual.
v  Melhorar a aprendizagem com relação à pontuação, ortografia e a estrutura, despertando o prazer de ler, escrever, produzir, ilustrar... o referido gênero.

SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM:

ALUNOS DE  4º E  5º ANO : FÁBULAS
v  Envolver os alunos na leitura, escrita, interpretação e no desenvolvimento criativo através das mais variadas atividades como: dramatizações, produções, de textos, ilustrações e desenhos
v  Fazer reflexão com os alunos sobre os valores mostrados nas fábulas.
v  Identificar os personagens.
v  Reconhecer os diversos tipos de animais presentes nas fábulas.
v  Comentar com ajuda do facilitador que assume papel de agente dinamizador da leitura.
v  Tirar conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o educando possa oferecer.
v  Aplicar atividades de caráter lúdico, além de promover a interdisciplinaridade lúdica.
v  Enumerar as palavras e frases que mais instigaram as crianças.
v  Narração e descrição dos fatos
v  Reconto de Fábulas


ALUNOS DE 6º ANO:  POEMAS

v  Crie um ambiente de leitura na sala de aula; Dialogue com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
v  Apresente aos alunos as características do gênero Poema; Faça a leitura de um poema bem interessante para turma; Leve os alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário; 
v  Faça leitura diária de poemas de diferentes autores pelo professor e/ou pelo aluno;
v  Apresente a biografia de alguns autores (Cecília Meireles, Sérgio Caparelli, Carlos Drummond de Andrade ,Castro Alves , Elias José ,Ziraldo ,Roseana Murray, José Paulo Paes  ,Vinícius de Morais ,Cora Coralina .) e outros que o professor considera interessante;
v  Proponha que os alunos escrevam poemas em dupla ou individualmente;
v  Peça que os alunos façam a reescrita de poemas;
v  Desafie os alunos a declamarem os poemas;
v  Escrever poesias;
v  Realizar um recital de poesias com os alunos dos grupos ;Organizar um livro de poesia com as poesias escrita por cada turma;
v  Incentivar a prática de leitura; a criação de atividades e recursos que viabilizem a utilização da literatura infantil (poesias) no contexto escolar.
v   Realizar pesquisas acerca do conteúdo (poesias);Estudar a biografia de alguns autores .Conhecer alguns escritores de poesias de nossa região
v  Avaliar o envolvimento e compreensão dos alunos acerca do gênero; Promover aos alunos o contato mais frequente com esse gênero textual. Melhorar a aprendizagem com relação à pontuação, ortografia e a estrutura, despertando o prazer de ler, escrever, produzir, ilustrar... o referido gênero.
ALUNOS DE 7º ANO :  CONTOS
v  Crie um ambiente de leitura na sala de aula;
v  Dialogue com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
v  Apresente aos alunos as características do gênero Conto;
v  Selecione vários contos para que os alunos leiam;
v  Leve os alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
v  Realizar a oficina do livro O príncipe feliz e outros contos, de Oscar Wilde; 
v  Proponha a reescrita de um conto com um novo enfoque;
v  Organize uma coletânea de contos reescritos pelos alunos;
v  Prepare uma peça teatral baseada em um conto que os alunos consideram interessante;
ALUNOS DE 8º ANO : MEMÓRIAS
v  Crie um ambiente de leitura na sala de aula;
v  Dialogue com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
v  Apresente aos alunos as características do gênero Memória Literárias;
v  Selecione livros e textos de Memórias literárias para que os alunos leiam;
v  Leituras de memórias literárias pelo professor;
v  Leve os alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
v  Proponha a leitura de um livro de literatura clássica para que eles leiam em casa;
v  Roda de leitura para socializar o livro lido em casa;
v  Incentive os alunos a escreveram suas memórias e/ou as de outra pessoa;
v  Organize uma coletânea de Memórias Literárias;


ALUNOS DE 9º ANO  : LITERATURA DE CORDEL
v  Crie um ambiente de leitura na sala de aula; Dialogue com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
v  Realize pesquisas sobre a origem do cordel e dos principais cordelistas brasileiros
v  Apresente aos alunos as características do gênero Literatura de Cordel;
v  Selecione livros de Literatura de Cordel para que os alunos leiam;
v  Leve os alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
v  Comente com os alunos sobre a importância de trocar indicações de leituras e opiniões com amigos e colegas;
v  Proponha a leitura de um livro de literatura clássica para que eles leiam em casa;
v  Roda de leitura para socializar o livro lido em casa;
v  Comente com os alunos sobre a importância de trocar indicações de leituras e opiniões com amigos e colegas;
v  Solicite que em duplas os alunos escrevam um livro de Literatura de Cordel;
v  Faça a reescrita dos textos de cordel;
v  Organize uma coletânea dos livros escritos pelos alunos;
v  Incentive os alunos declamar os textos poéticos para a comunidade escolar.
v  Criar um jornal mural;

                            SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM : ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONTOS QUE PODEM SER EXPLORADOS
v  "O Patinho Feio"
v  Chapeuzinho Vermelho"
v  Os Três Porquinhos"
v  Branca de Neve e os Sete Anões"
v  João e Maria"
v  A Bela e a Fera"
QUESTIONAMENTOS NOS CONTOS

v  Ler os contos de fadas, entre outros gêneros explorando as imagens;
v  Após a leitura, questionar os alunos, por exemplo, por que os três Porquinhos precisavam de uma moradia;
v  Se alguém conhece uma madrasta ( o que hoje é muito comum em nossa sociedade) e assim por diante...
v  Depois de ouvir as respostas comente que moradia é um importante lugar onde convivemos com nossos parentes e amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde realizamos inúmeras atividades. É um dos primeiros espaços onde aprendemos a conviver em grupo.
v  Que madrasta é a segunda mulher do pai ou seja podendo muitas vezes substituir a mãe;
v  Falar sobre a importância do trabalho realizado com capricho e dedicação, estimar o valor de ajudar os amigos e ser grato pelo cuidado que recebemos uns dos outros.
v  Falar sobre a importância de não conversamos com estranhos ( Chapeuzinho Vermelho);
v  A relação das plantas em nossa vida.
EXPLORAR A LINGUAGEM MUSICAL:
v  BRANCA DE NEVE : Eu vou, eu vou pra casa agora eu vou;- Trala-lá, trala-lá; eu vou ,eu vou
v  CHAPEUZINHO VERMELHO : Pela estrada afora eu vou bem sozinha, levar esse doces, para a vovozinha.- Ela mora longe o caminho é deserto e o lobo mau, passa aqui por perto.
v  FILME: “ Os três Porquinhos, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho entre outros....
v  Assistindo aos contos infantis em DVD e Data Show;
v  Uso de avental de estórias; Estórias contadas pela professora, monitora;


v  Painel ilustrativo na sala dos Três Porquinhos e Branca de Neve;
v  Reconto dos contos pelos alunos com avental de estórias;
v  Pintura dos personagens Branca de Neve;
v  Pesquisa.
v  Máscaras, fantoches ,Dobraduras , Músicas ,Pinturas ,Dramatizações, Colagem.
v  Leituras diversas, promovendo a interdisciplinaridade.
v  Adivinhações usando como tema os personagens trabalhados no conto.

PRODUTO FINAL : REALIZAR UMA AMOSTRA DE TODO O PROJETO. 
RECURSOS UTILIZADOS : 
v  Serviços de som  /Palco /Materiais didáticos /Fantasias / Banner/Stands
DURAÇÃO: DE 17 DE MARÇO A 02 DE MAIO
CULMINÂNCIA : 02 DE MAIO
AVALIAÇÃO - Considerar a participação e o interesse de cada aluno nas tarefas de leitura tanto individuais, quanto coletivas, na clareza e organização dos textos escritos e orais e o modo de exposição dos resultados nas apresentações das atividades propostas com base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto.                                 
BIBLIOGRAFIA:
BARREIROS, R. C. De laços e sentidos: literatura infantil e formação de leitores nas séries iniciais. Ponta Grossa: UEPG/CEFORTEC, 2006.
DIRETORIA DE ENSINO: Valdinere Alves dos Santos ; Secretaria de Educação Cultura e Desporto
MARTINS, M. H. O que é leitura – 19 ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994.
Nova escola – Ed – Especial “Ler em todas as disciplinas” Dez/ 2009/ Jan/ 2010;
Nova escola – Ed. Especial Produção de texto;
Nova escola – Ler na escola – Ago/ 2010;
Nova escola – Gestão escolar – A escola que lê – Ago/ Set/ 2010
JOLIBERT, Josette, Formando Crianças Produtoras de Texto, Vol. II, Artes Médicas, Porto Alegre, 1994
KAUFMAN, Ana Maria e RODRIGUEZ, Maria Elena, Escola, Leitura e Produção de Textos, Artes Médicas, Porto Alegre, 1995
TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz, Aprendendo a Escrever, Perspectivas e Implicações Educacionais, Editora Vozes e Unicamp, 1993


ANEXO DE SUGESTÕES

v  Contar e explorar muitas histórias como: João e Maria, Chapeuzinho vermelho, Cinderela, O gato de botas, A Bela Adormecida, Branca de Neve, o Patinho Feio e muitas outras.
v  Apresentar as histórias para os alunos através do livro, do teatro de fantoches de mão ou de vara, da TV e DVD, internet, data Show etc.

v  Produzir listas coletivas e individuais de palavras relacionadas à temática.
v  Realizar pesquisas em livros da Biblioteca e na internet por meio de sites pré – selecionados pela professora.
v  Produzir com as crianças livros infantis dos quais elas deverão participar da construção e ilustração.
v  Realizar trabalhos na sala de aula explorando as estórias com muito dinamismo e criatividade.
v  Assistir filmes que destacam castelos, bruxas, reis e rainhas.
v  Confeccionar um castelo utilizando caixas de leite e garrafa pet
HISTÓRIA – GEOGRAFIA – CIÊNCIAS
ATIVIDADES: (DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...
1) Diga sim ou não nas características do lobo: (Oralmente)
feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo coberto de pelos, selvagem, bípede.
2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pelos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas características.
3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos? (Oralmente)
4) De onde vem a água que os animais bebem? (Oralmente)
5) Escreva nomes de plantas que servem de alimentação para o homem.
6) Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode ser transformado em vários produtos industrializados. Diga o nome de alguns.(Oralmente)
7) Diga o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria-prima.
(Oralmente)Leite, carne, tomate, couro, cana-de-açúcar
8) Quais os cuidados que devemos ter com os animais? (Oralmente)
9) Você tem cachorro em casa? Quais os cuidados que você deve ter com ele? (Oralmente)
10) Como deve ser o local onde os animais vivem? (Oralmente)
11) Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho Vermelho? (Oralmente)
12) Em qual zona você mora? (Oralmente)

13) Qual zona do município é melhor morar? (Oralmente)
14) Quais os alimentos que utilizamos que vem do campo? (Oralmente)
15) Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de transporte para visitar sua avó? (Oralmente)
16) Quando você vai visitar sua avó, qual o meio de transporte que você usa? (Oralmente)
17) Você obedece a sua avó? Como você trata seus avós? (Oralmente)
18) Desenhe os meios de transporte que você conhece:
Terrestre /Aquático /Aéreo
19) Em qual estação do ano você acha que aconteceu a história? Por quê? (Oralmente)
20) Você sabe quais são as estações do ano? (Desenhe-as).
21) Vamos recordar onde moramos: (Oralmente)
Planeta, Continente, país, região, estado, capital, município,
                                             
                                                                   MATEMÁTICA (DIRIGIDA)
1) A mãe de Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou 5 espigas de milho e outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quantas espigas usaria? (Desenhar as espigas de milho).
2) Chapeuzinho levou também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma lata de leite condensado. O preço da lata é R$ 2,00. Se ela fizesse o dobro de brigadeiro, quanto gastaria? (Representar o dinheiro através de cédulas ou moedas).
3) Se eu trouxesse 25 brigadeiros para distribuir entre os alunos, quantos brigadeiros cada aluno iria receber?
(Desenhar o número de alunos e os doces. Depois ligar um ao outro).
É imprescindível enxergar com novos olhos o verdadeiro, o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
Observar nos alunos e registrar em relatórios e planilhas os seguintes aspectos: interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade
.




Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Departamento de Ensino
                                                           PROGRAMAÇÃO

DURAÇÃO DO PROJETO :17  DE  MARÇO  A 02 DE MAIO
LOCAL : PARADA OBRIGATÓRIA
DATA  DA CULMINÂNCIA : 02 DE MAIO
Escolas
                    Apresentações de Palco e Stands

01
Escola Antônio Emídio
Barraca com a Turma do Chaves

02
Escola Antônio Santa Teresinha
Poemas :   Escolher

03
Escola  Padre Antônio Borges
Fábulas  :  Escolher

04
Escola Mário Domingues
Literatura Infanto Juvenil: A turma do Sítio do Pica Pau Amarelo  da ênfase a Monteiro Lobato
05
Escola  Carlos de Lima Cavalcante
Conto : A Linda rosa Juvenil

06
Escola  Francisca Rocha
Fábula :  Escolher

07
Escola Andrea Aguiar Carneiro Leão
Literatura de Cordel   
Peça Teatral :O Alto da Compadecida (Ariano Suassuna )
08
Escola Santo Antônio
Conto : Branca de Neve e Os sete Anões

09
Escola Senador Antônio Farias
Conto : Chapeuzinho Vermelho

10
Escolas Campesinas
A Barraca dos Gêneros Textuais: Receitas, propagandas,etc  Apresentando : O Mundo Encantado da Leitura :Texto musical sobre leitura  coreografar a música :Um bom livro de Xuxa  etc.( Pescaria dos gêneros)
11
Creche Sonho de Criança
Conto: A menina Bonita do Laço de Fita

12
Creche São Francisco
Poema Musical  : ( Era uma vez) de Sandy e Junior

13
 Escolinha Cantinho do Saber
Conto: João e Maria

14
Escolinha Lápis de Cor
Conto : Rapunzel

15
Programa Mais Educação
Gênero Música : Uma Apresentação Cultural fazendo abertura com a música de Padre Fábio de Melo :O Caderno

Nenhum comentário:

Postar um comentário