PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA -
PIPE 2011**
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO
PRAÇA
29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
DE ENSINO
Projeto Livro Na Praça
O Mundo Encantado da Leitura
Secretária
de Educação: Maria Eterilda Amorim Borba
Diretora
de Ensino : Valdinere Alves dos Santos
Cortês-2014
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE ENSINO
Projeto Livro Na Praça lll
O Mundo Encantado da Leitura
Elaboração do Projeto:
Valdinere Alves dos Santos
Março 2014
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E
DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE ENSINO
EQUIPE ESCOLAR
|
N°
|
ESCOLAS
|
GESTORES
|
COORDENADORES
|
1.
|
Creche São Francisco das
Chagas
|
Ione
Barbosa Belarmino
|
Érica
Carla da silva
|
2.
|
Creche Sonho de Criança
|
Maria de Lira Farias
|
Elaine Maria
|
3.
|
Escolas Campesinas
|
Jovenita
Maria da Silva
|
Inalda Maria
|
4
|
Escola Carlos de Lima Cavalcante
|
Regina Célia
|
Valdênia Cláudia Santos
|
5
|
Escola Francisca Rocha
|
Dulce Jaidê
|
Adirlene Rocha da Silva
|
6
|
Escola Senador Antônio Farias
|
Gilda Maria Lima da Silva
|
Lígia Pereira da Silva
|
7
|
Escola Municipal Antônio
Emídio
|
Rosenilda Souza
|
Evanice
Paixão
|
8
|
Escola Mario Domingues
|
Sueli de Melo Borba
|
Emanuela Joana Silva
Maria Cícera
|
9
|
Escola Padre Antônio Borges
|
Maria Fátima Souza
|
Maria Auxicleide Gomes
Gerlane Maria dos Santos
|
10
|
Escola Municipal Santa
Terezinha
|
Roseneilda Souza
|
Emanuela Barbosa
|
11.
|
Escola Municipal Santo
Antônio
|
Marcia
Belarmino
|
Maria
Madeleine
|
12
|
Escola Andréa de Aguiar Carneiro Leão
|
Joseneide
Maria Costa
Rosineide
Soares
|
·
Cícera Severina
·
Maria Joselita
·
Marcos José
·
Rosemere Maria
|
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
|
|
Secretária
de Educação
|
Maria
Eterilda Amorim Borba Assis
|
Diretora
de Ensino
|
Valdinere
Alves dos Santos
|
Diretor
de Administração
|
Jaelsom
José do Nascimento
|
Alfabetizar
Com Sucesso
|
Diana
Carla de Melo
|
Educação
Infantil e EJA
|
Maria
José Gomes
|
A Importância da Leitura
As tecnologias do
mundo moderno fizeram com que as pessoas deixassem a leitura de livros de lado,
o que resultou em jovens cada vez mais desinteressados pelos livros, possuindo
vocabulários cada vez mais pobres. A leitura é algo crucial para a aprendizagem
do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário,
obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
Muitas pessoas dizem
não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de
hábito, pois se a leitura fosse um hábito as pessoas saberiam apreciar uma
boa obra literária, por exemplo. Muitas coisas que aprendemos na escola são
esquecidas com o tempo, pois não as praticamos.
Através da leitura
rotineira, tais conhecimentos se fixariam de forma a não serem esquecidos
posteriormente. Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito
de ler; e talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento
mais amplo e diversificado. Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio
de coisas desconhecidas.
O hábito de ler deve
ser estimulado na infância, para que o indivíduo aprenda desde pequeno que ler
é algo importante e prazeroso, assim ele será um adulto culto, dinâmico e
perspicaz. Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais
irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no
entanto, que proporciona a capacidade de interpretação.
Toda escola,
particular ou pública, deve fornecer uma educação de qualidade incentivando a
leitura, pois dessa forma a população se torna mais informada e crítica.
Eliene
Percilia
O MUNDO ENCANTADO DA LEITURA
JUSTIFICATIVA:
Vivemos
numa cultura predominantemente escrita, num mundo permeado por diferentes
objetos escritos, impressos ou virtuais, que exercem sobre nós uma constante
interação através da ação leitora. A todo instante nos deparamos com a
linguagem escrita: em jornais, revistas, panfletos, cartazes, outdoors, placas
de trânsito, e-mails, blogs, sites e outros; um mundo escrito que se põe diante
de nossos olhos, nos caracterizando como verdadeiros leitores ambulantes e
navegantes. O projeto justifica-se pela necessidade de despertar o gosto pela
leitura revelando o encanto “leitura” no prazer que essa linguagem nos
proporciona, adquirindo uma competência em relação à leitura e a interpretação
sendo capaz de expandir o uso pela linguagem oral e escrita.
OBJETIVO
GERAL:
Despertar no aluno o
gosto pela leitura criando condições para desenvolver sua competência comunicativa
e sua capacidade de utilizar a língua de modo variada nas diferentes situações
e práticas sociais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
v
Compreender
os textos orais e escritos com quais se defrontem em diferentes situações de
participações social, interpretando-os corretamente, interferindo nas intenções
de quem os produz;
v Identificar as
características dos gêneros textuais estudados; Valorizar a leitura como fonte
de informações, via de acesso aos criados pela literatura sendo capaz de
recorrer aos materiais escritos em função de diferentes objetivos;
v
Oportunizar
aos estudantes o acervo de inúmeras obras literárias de variados autores,
buscando sempre, ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas;
v
Incentivar
o estudante a compreender e utilizar melhor as regras ortográficas da Língua
Portuguesa;
v
Ler
individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar recursos linguísticos,
procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las com seu gênero;
v
Reconhecer
a leitura como uma fonte essencial para produzir textos; Produzir e revisar textos
em diferentes gêneros;
PUBLICO-ALVO:
v Estudantes de Educação Infantil e
Ensino Fundamental
v Pais e comunidade externa
ESTRATÉGIAS/METODOLOGIAS
v Trabalhar a diversidade
textual /Utilizar vídeos educativos;
v Trabalhar
livros infanto-juvenis; Livros literários,
v Trabalhar a
fala, com peças teatrais, criando
assim um momento alegre e divertido;
v Trabalhar a música;
a arte (pintura).Rodas de leituras ;Poesias, parodias e cordel.
v
Uso
de músicas, cantigas de rodas, brincadeiras, oficinas de poesias.
v
Divulgação
de autores dos livros trabalhados ;Dramatização de histórias infanto-juvenil.
v
Reescritas
de fábulas e contos
v
Criação
de histórias apoiadas em imagens. Criação de histórias em quadrinhos.
v
Características
dos poemas, contos, memórias, crônicas e literatura de cordel; fábulas; etc
v
Leitura
e Produção de textos
v Livros
infanto-juvenil, Literatura de cordel, caixinha de leitura, data show, DVD,
quadro de giz.
SITUAÇÕES
DE APRENDIZAGEM:ALUNOS DE 1º AO 3º ANO
POEMAS
v Crie
um ambiente de leitura na sala de aula;
v
Dialogue com os alunos sobre o
repertório e o interesse pela leitura;
v
Apresente aos alunos as
características do gênero Poema;
v
Faça a leitura de um poema bem interessante
para turma;
v
Leve os alunos à biblioteca da escola
para conhecer o seu acervo literário;
v
Faça
leitura diária de poemas de diferentes autores pelo professor e/ou pelo aluno;
v Apresente a
biografia de alguns autores (Cecília
Meireles, Sérgio Caparelli, Elias José ,Ziraldo ,Roseana Murray, José Paulo Paes ,Vinícius
de Morais ,Cora Coralina . etc ) e outros que o professor considera
interessante;
v Proponha que os
alunos escrevam poemas em dupla ou individualmente;
v Peça que os
alunos façam a reescrita de poemas;
v
Escrever
, ler e recitar poesias;
v
Realizar
um recital de poesias com os alunos dos grupos
v
Organizar um livro de poesia com as poesias
escrita por cada turma;
v
Realizar pesquisas acerca do conteúdo
(poesias);
v
Estudar a biografia de alguns
autores .
v
Conhecer alguns escritores de poesias
de nossa região
v
Avaliar o envolvimento e compreensão
dos alunos acerca do gênero;
v
Promover aos alunos o contato mais frequente
com esse gênero textual.
v Melhorar
a aprendizagem com relação à pontuação, ortografia e a estrutura, despertando o
prazer de ler, escrever, produzir, ilustrar... o referido gênero.
SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM:
ALUNOS
DE 4º E
5º ANO : FÁBULAS
v Envolver
os alunos na leitura, escrita, interpretação e no desenvolvimento criativo
através das mais variadas atividades como: dramatizações, produções, de textos,
ilustrações e desenhos
v Fazer
reflexão com os alunos sobre os valores mostrados nas fábulas.
v Identificar
os personagens.
v Reconhecer
os diversos tipos de animais presentes nas fábulas.
v Comentar
com ajuda do facilitador que assume papel de agente dinamizador da leitura.
v Tirar
conclusões e explorar as múltiplas possibilidades que o educando possa oferecer.
v Aplicar
atividades de caráter lúdico, além de promover a interdisciplinaridade lúdica.
v Enumerar
as palavras e frases que mais instigaram as crianças.
v Narração
e descrição dos fatos
v Reconto
de Fábulas
ALUNOS
DE 6º ANO: POEMAS
v Crie
um ambiente de leitura na sala de aula; Dialogue com os alunos sobre o
repertório e o interesse pela leitura;
v
Apresente aos alunos as
características do gênero Poema; Faça a leitura de um poema bem interessante
para turma; Leve os alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo
literário;
v
Faça leitura diária de poemas de
diferentes autores pelo professor e/ou pelo aluno;
v
Apresente a biografia de alguns
autores (Cecília Meireles, Sérgio
Caparelli, Carlos Drummond de Andrade ,Castro
Alves , Elias José ,Ziraldo ,Roseana Murray, José Paulo Paes ,Vinícius
de Morais ,Cora Coralina .) e outros que o professor considera
interessante;
v
Proponha que os alunos escrevam poemas
em dupla ou individualmente;
v
Peça que os alunos façam a reescrita
de poemas;
v
Desafie os alunos a declamarem os
poemas;
v
Escrever poesias;
v
Realizar um recital de poesias com os
alunos dos grupos ;Organizar um livro de poesia com as poesias escrita por cada
turma;
v Incentivar
a prática de leitura; a criação de atividades e recursos que viabilizem a utilização
da literatura infantil (poesias) no contexto escolar.
v Realizar pesquisas acerca do conteúdo
(poesias);Estudar a biografia de alguns autores .Conhecer alguns
escritores de poesias de nossa região
v Avaliar
o envolvimento e compreensão dos alunos acerca do gênero; Promover aos alunos o
contato mais frequente com esse gênero textual. Melhorar a aprendizagem com
relação à pontuação, ortografia e a estrutura, despertando o prazer de ler,
escrever, produzir, ilustrar... o referido gênero.
ALUNOS
DE 7º ANO : CONTOS
v
Crie
um ambiente de leitura na sala de aula;
v
Dialogue
com os alunos sobre o repertório e o interesse pela leitura;
v
Apresente
aos alunos as características do gênero Conto;
v
Selecione
vários contos para que os alunos leiam;
v
Leve
os alunos à biblioteca da escola para conhecer o seu acervo literário;
v
Realizar
a oficina do livro O príncipe feliz e outros contos, de Oscar Wilde;
v
Proponha
a reescrita de um conto com um novo enfoque;
v Organize uma
coletânea de contos reescritos pelos alunos;
v Prepare uma
peça teatral baseada em um conto que os alunos consideram interessante;
ALUNOS
DE 8º ANO : MEMÓRIAS
v Crie
um ambiente de leitura na sala de aula;
v
Dialogue com os alunos sobre o
repertório e o interesse pela leitura;
v
Apresente aos alunos as
características do gênero Memória Literárias;
v
Selecione livros e textos de Memórias
literárias para que os alunos leiam;
v
Leituras de memórias literárias pelo
professor;
v
Leve os alunos à biblioteca da escola
para conhecer o seu acervo literário;
v
Proponha a leitura de um livro de
literatura clássica para que eles leiam em casa;
v
Roda de leitura para socializar o
livro lido em casa;
v
Incentive os alunos a escreveram suas
memórias e/ou as de outra pessoa;
v Organize
uma coletânea de Memórias Literárias;
ALUNOS
DE 9º ANO : LITERATURA DE CORDEL
v Crie
um ambiente de leitura na sala de aula; Dialogue com os alunos sobre o
repertório e o interesse pela leitura;
v
Realize pesquisas sobre a origem do
cordel e dos principais cordelistas brasileiros
v
Apresente aos alunos as características
do gênero Literatura de Cordel;
v
Selecione livros de Literatura de
Cordel para que os alunos leiam;
v
Leve os alunos à biblioteca da escola
para conhecer o seu acervo literário;
v
Comente com os alunos sobre a
importância de trocar indicações de leituras e opiniões com amigos e colegas;
v
Proponha a leitura de um livro de
literatura clássica para que eles leiam em casa;
v
Roda de leitura para socializar o
livro lido em casa;
v
Comente com os alunos sobre a
importância de trocar indicações de leituras e opiniões com amigos e colegas;
v
Solicite que em duplas os alunos
escrevam um livro de Literatura de Cordel;
v
Faça a reescrita dos textos de cordel;
v
Organize uma coletânea dos livros
escritos pelos alunos;
v
Incentive os alunos declamar os textos
poéticos para a comunidade escolar.
v Criar
um jornal mural;
SITUAÇÕES DE
APRENDIZAGEM : ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
CONTOS QUE PODEM SER EXPLORADOS
v "O
Patinho Feio"
v Chapeuzinho
Vermelho"
v Os
Três Porquinhos"
v Branca
de Neve e os Sete Anões"
v João
e Maria"
v A
Bela e a Fera"
QUESTIONAMENTOS NOS CONTOS
v
Ler
os contos de fadas, entre outros gêneros explorando as imagens;
v
Após
a leitura, questionar os alunos, por exemplo, por que os três Porquinhos
precisavam de uma moradia;
v
Se
alguém conhece uma madrasta ( o que hoje é muito comum em nossa sociedade) e
assim por diante...
v
Depois
de ouvir as respostas comente que moradia é um importante lugar onde convivemos
com nossos parentes e amigos, descansamos, dormimos, comemos, enfim, onde
realizamos inúmeras atividades. É um dos primeiros espaços onde aprendemos a
conviver em grupo.
v
Que
madrasta é a segunda mulher do pai ou seja podendo muitas vezes substituir a
mãe;
v
Falar
sobre a importância do trabalho realizado com capricho e dedicação, estimar o
valor de ajudar os amigos e ser grato pelo cuidado que recebemos uns dos
outros.
v
Falar
sobre a importância de não conversamos com estranhos ( Chapeuzinho Vermelho);
v
A
relação das plantas em nossa vida.
EXPLORAR
A LINGUAGEM MUSICAL:
v BRANCA DE NEVE
: Eu vou, eu vou pra casa agora eu vou;- Trala-lá, trala-lá; eu vou ,eu vou
v CHAPEUZINHO VERMELHO
: Pela estrada afora eu vou bem sozinha, levar esse doces, para a vovozinha.-
Ela mora longe o caminho é deserto e o lobo mau, passa aqui por perto.
v FILME:
“ Os três Porquinhos, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho entre outros....
v Assistindo
aos contos infantis em DVD e Data Show;
v Uso
de avental de estórias; Estórias contadas pela professora, monitora;
v Painel
ilustrativo na sala dos Três Porquinhos e Branca de Neve;
v Reconto
dos contos pelos alunos com avental de estórias;
v Pintura
dos personagens Branca de Neve;
v Pesquisa.
v Máscaras,
fantoches ,Dobraduras , Músicas ,Pinturas ,Dramatizações, Colagem.
v Leituras
diversas, promovendo a interdisciplinaridade.
v Adivinhações
usando como tema os personagens trabalhados no conto.
PRODUTO
FINAL : REALIZAR UMA AMOSTRA DE TODO O PROJETO.
RECURSOS
UTILIZADOS :
v Serviços
de som /Palco /Materiais didáticos /Fantasias
/ Banner/Stands
DURAÇÃO:
DE 17 DE MARÇO A 02 DE MAIO
CULMINÂNCIA
: 02 DE MAIO
AVALIAÇÃO
- Considerar
a participação e o interesse de cada aluno nas tarefas de leitura tanto
individuais, quanto coletivas, na clareza e organização dos textos escritos e
orais e o modo de exposição dos resultados nas apresentações das atividades
propostas com base nas noções e conceitos construídos ao longo do projeto.
BIBLIOGRAFIA:
BARREIROS,
R. C. De laços e sentidos: literatura infantil e
formação de leitores nas séries iniciais. Ponta Grossa: UEPG/CEFORTEC, 2006.
DIRETORIA
DE ENSINO: Valdinere Alves dos Santos ; Secretaria de
Educação Cultura e Desporto
MARTINS, M. H.
O que é leitura – 19 ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994.
Nova escola
– Ed – Especial “Ler em todas as disciplinas” Dez/ 2009/ Jan/ 2010;
Nova escola
– Ed. Especial Produção de texto;
Nova escola
– Ler na escola – Ago/ 2010;
Nova escola
– Gestão escolar – A escola que lê – Ago/ Set/ 2010
JOLIBERT, Josette, Formando Crianças Produtoras de Texto, Vol. II, Artes Médicas, Porto Alegre, 1994
KAUFMAN, Ana Maria e RODRIGUEZ, Maria Elena, Escola, Leitura e Produção de Textos, Artes Médicas, Porto Alegre, 1995
TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz, Aprendendo a Escrever, Perspectivas e Implicações Educacionais, Editora Vozes e Unicamp, 1993
JOLIBERT, Josette, Formando Crianças Produtoras de Texto, Vol. II, Artes Médicas, Porto Alegre, 1994
KAUFMAN, Ana Maria e RODRIGUEZ, Maria Elena, Escola, Leitura e Produção de Textos, Artes Médicas, Porto Alegre, 1995
TEBEROSKY, Ana e CARDOSO, Beatriz, Aprendendo a Escrever, Perspectivas e Implicações Educacionais, Editora Vozes e Unicamp, 1993
ANEXO
DE SUGESTÕES
v Contar
e explorar muitas histórias como: João e Maria, Chapeuzinho vermelho,
Cinderela, O gato de botas, A Bela Adormecida, Branca de Neve, o Patinho Feio e
muitas outras.
v Apresentar
as histórias para os alunos através do livro, do teatro de fantoches de mão ou
de vara, da TV e DVD, internet, data Show etc.
v Produzir
listas coletivas e individuais de palavras relacionadas à temática.
v Realizar
pesquisas em livros da Biblioteca e na internet por meio de sites pré –
selecionados pela professora.
v Produzir
com as crianças livros infantis dos quais elas deverão participar da construção
e ilustração.
v Realizar
trabalhos na sala de aula explorando as estórias com muito dinamismo e
criatividade.
v Assistir
filmes que destacam castelos, bruxas, reis e rainhas.
v Confeccionar
um castelo utilizando caixas de leite e garrafa pet
HISTÓRIA
– GEOGRAFIA – CIÊNCIAS
ATIVIDADES:
(DIRIGIDAS, ILUSTRADAS E/OU ORALMENTE).
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...
1) Diga sim ou não nas características do lobo: (Oralmente)
feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo coberto de pelos, selvagem, bípede.
2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pelos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas características.
3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos? (Oralmente)
4) De onde vem a água que os animais bebem? (Oralmente)
5) Escreva nomes de plantas que servem de alimentação para o homem.
6) Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode ser transformado em vários produtos industrializados. Diga o nome de alguns.(Oralmente)
7) Diga o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria-prima.
(Oralmente)Leite, carne, tomate, couro, cana-de-açúcar
8) Quais os cuidados que devemos ter com os animais? (Oralmente)
9) Você tem cachorro em casa? Quais os cuidados que você deve ter com ele? (Oralmente)
10) Como deve ser o local onde os animais vivem? (Oralmente)
11) Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho Vermelho? (Oralmente)
12) Em qual zona você mora? (Oralmente)
TEMA: FAMÍLIA, CASA, ANIMAIS, ALIMENTOS, ZONA RURAL E URBANA,...
1) Diga sim ou não nas características do lobo: (Oralmente)
feroz, mamífero, carnívoro, doméstico, quadrúpede, manso, herbívoro, corpo coberto de pelos, selvagem, bípede.
2) O lobo é um animal quadrúpede, mamífero e tem o corpo coberto de pelos. Escreva o nome de mais cinco animais que têm as mesmas características.
3) Qual é o tipo de alimentação dos lobos? (Oralmente)
4) De onde vem a água que os animais bebem? (Oralmente)
5) Escreva nomes de plantas que servem de alimentação para o homem.
6) Entre os doces que Chapeuzinho levou para a vovó tinha um bolo de milho. O milho é matéria-prima que serve de alimento para o homem e animais. Ele pode ser transformado em vários produtos industrializados. Diga o nome de alguns.(Oralmente)
7) Diga o nome de alguns produtos industrializados para cada matéria-prima.
(Oralmente)Leite, carne, tomate, couro, cana-de-açúcar
8) Quais os cuidados que devemos ter com os animais? (Oralmente)
9) Você tem cachorro em casa? Quais os cuidados que você deve ter com ele? (Oralmente)
10) Como deve ser o local onde os animais vivem? (Oralmente)
11) Em que zona do município acontece a história do Chapeuzinho Vermelho? (Oralmente)
12) Em qual zona você mora? (Oralmente)
13) Qual zona do município é melhor morar? (Oralmente)
14) Quais os alimentos que utilizamos que vem do campo? (Oralmente)
15) Chapeuzinho Vermelho usou algum meio de transporte para visitar sua avó? (Oralmente)
16) Quando você vai visitar sua avó, qual o meio de transporte que você usa? (Oralmente)
17) Você obedece a sua avó? Como você trata seus avós? (Oralmente)
18) Desenhe os meios de transporte que você conhece:
Terrestre /Aquático /Aéreo
19) Em qual estação do ano você acha que aconteceu a história? Por quê? (Oralmente)
20) Você sabe quais são as estações do ano? (Desenhe-as).
21) Vamos recordar onde moramos: (Oralmente)
Planeta, Continente, país, região, estado, capital, município,
MATEMÁTICA (DIRIGIDA)
1) A mãe de
Chapeuzinho fez um bolo de milho para vovó. Ela usou 5 espigas de milho e
outros ingredientes. Se ela fizesse dois bolos, quantas espigas usaria?
(Desenhar as espigas de milho).
2) Chapeuzinho levou
também brigadeiro. Para fazer brigadeiro precisa de uma lata de leite
condensado. O preço da lata é R$ 2,00. Se ela fizesse o dobro de brigadeiro,
quanto gastaria? (Representar o dinheiro através de cédulas ou moedas).
3) Se eu trouxesse 25
brigadeiros para distribuir entre os alunos, quantos brigadeiros cada aluno
iria receber?
(Desenhar o número de
alunos e os doces. Depois ligar um ao outro).
É imprescindível enxergar com novos olhos o verdadeiro, o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
Observar nos alunos e registrar em relatórios e planilhas os seguintes aspectos: interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade.
É imprescindível enxergar com novos olhos o verdadeiro, o universo mágico e encantador dos livros em sala de aula e, consequentemente, entendendo-se aí toda a prática cotidiana do aluno.
Observar nos alunos e registrar em relatórios e planilhas os seguintes aspectos: interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade.
Secretaria
de Educação Cultura e Desporto
Praça
29 de Dezembro nº 57
Departamento
de Ensino
PROGRAMAÇÃO
DURAÇÃO
DO PROJETO :17 DE MARÇO A
02 DE MAIO
LOCAL
: PARADA OBRIGATÓRIA
DATA DA CULMINÂNCIA : 02 DE MAIO
Nº
|
Escolas
|
Apresentações de Palco e
Stands
|
01
|
Escola Antônio Emídio
|
Barraca com a Turma do Chaves
|
02
|
Escola Antônio Santa Teresinha
|
Poemas : Escolher
|
03
|
Escola Padre Antônio Borges
|
Fábulas :
Escolher
|
04
|
Escola Mário Domingues
|
Literatura Infanto Juvenil: A turma
do Sítio do Pica Pau Amarelo da ênfase
a Monteiro Lobato
|
05
|
Escola Carlos de Lima Cavalcante
|
Conto : A Linda rosa Juvenil
|
06
|
Escola Francisca Rocha
|
Fábula : Escolher
|
07
|
Escola Andrea Aguiar Carneiro Leão
|
Literatura de Cordel
Peça Teatral :O Alto da Compadecida
(Ariano Suassuna )
|
08
|
Escola Santo Antônio
|
Conto : Branca de Neve e Os sete
Anões
|
09
|
Escola Senador Antônio Farias
|
Conto : Chapeuzinho Vermelho
|
10
|
Escolas Campesinas
|
A Barraca dos Gêneros Textuais:
Receitas, propagandas,etc Apresentando
: O Mundo Encantado da Leitura :Texto musical sobre leitura coreografar a música :Um bom livro de
Xuxa etc.( Pescaria dos gêneros)
|
11
|
Creche Sonho de Criança
|
Conto: A menina Bonita do Laço de
Fita
|
12
|
Creche São Francisco
|
Poema Musical : ( Era uma vez) de Sandy e Junior
|
13
|
Escolinha Cantinho do Saber
|
Conto: João e Maria
|
14
|
Escolinha Lápis de Cor
|
Conto : Rapunzel
|
15
|
Programa Mais Educação
|
Gênero Música : Uma Apresentação
Cultural fazendo abertura com a música de Padre Fábio de Melo :O Caderno
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário